TOP 100 CLIPES 2011 (10 - 1)


Os melhores e mais importantes videoclipes do ano.

10 - 1:


10. Michel Teló - Ai Se Eu Te Pego

O vídeo mais assistido no YouTube Brasil em todos os tempos

"Nem nos melhores sonhos" de Michel Teló, o artista imaginou todo o sucesso que conseguiria com "Ai Se Eu Te Pego". A música não foi o primeiro grande sucesso do cantor, compositor e multi-instrumentista paranaense. "Fugidinha" chegou ao segundo lugar entre as mais tocadas nas rádios brasileiras, segundo dados da Crowley, e foi a música mais tocada em shows no ano de 2011, segundo dados do ECAD. Mas com "Ai Se Eu Te Pego", Teló alcançou o primeiro lugar no Brasil e tornou-se fenômeno mundial. Ele conquistou os primeiros lugares nas paradas de diversos países, deixando para trás grandes nomes da música mundial, e também figurou na parada Social 50 Music Chart, da revista americana Billboard, que mede a popularidade dos artistas nas redes sociais. Neste ano de 2012, com esta música, Michel Teló atingiu o primeiro lugar da parada latina da Billboard, e tornou-se o segundo artista brasileiro da história a figurar na parada Billboard Hot 100. "Ai Se Eu Te Pego" foi o vídeo mais assistido do YouTube Brasil em 2011 e em toda a história do site. Atualmente o vídeo já conta com mais de 370 milhões de visualizações. ASSISTIR


9. Chris Brown Feat. Justin Bieber - Next To You

"Uma combinação dos melhores elementos do mundo da música!"

O apocalipse chegou mais cedo em videoclipes de 2011. Um destes clipes foi a parceria entre Chris Brown e Justin Bieber. "O que você tem quando combina dois dos artistas pop mais bonitos, melhores dançarinos, e uma dançante canção de amor? Uma combinação dos melhores elementos do mundo da música!", declarou um crítico internacional sobre "Next To You". A música faz parte do álbum "F.A.M.E.", que estreou no primeiro lugar da Billboard, tornando-se o primeiro disco número 1 de Chris Brown nos Estados Unidos, e ressuscitando a carreira do jovem artista após o episódio Rihanna. "Foi ótimo trabalhar com Justin Bieber. É uma obra jovem e cheia de energia, e com alguém do seu calibre foi incrível", declarou Chris Brown sobre a parceria. O videoclipe da faixa foi dirigido por Colin Tiley e filmado na Universal Studios, em Los Angeles e Manhattan. "Será grandioso", declarou o diretor via Twitter, antes das gravações. O clipe estreou em junho de 2011 e tornou-se um dos maiores sucessos do ano nas emissoras de TV especializadas do Brasil e do mundo. ASSISTIR


8. Pitbull Feat. Ne-Yo, Afrojack & Nayer - Give Me Everything

O quinto videoclipe mais assistido de 2011 no YouTube

Pitbull tem sido um artista onipresente no mundo da música nos últimos anos. Em 2011, não foi diferente! Além de fazer sucesso com suas músicas, o rapper apareceu como participação em vários sucessos de outros artistas. No meio de tanto sucesso, "Give Me Everything", faixa do álbum "Planet Pit", foi um dos hits que destacaram-se. A música tornou-se não só um dos maiores sucessos da carreira de Pitbull, como também um dos maiores sucessos de 2011, e um dos singles digitais mais vendidos em todos os tempos. Com 8.2 milhões de cópias vendidas, "Give Me Everything" foi o sétimo single digital mais vendido de 2011 em todo o mundo. A música foi produzida pelo DJ e produtor holandês Afrojack, que também é um dos compositores da faixa, ao lado de Pitbull e Ne-Yo. O hit dance também foi responsável pelo primeiro número 1 de Pitbull, como artista principal, nos EUA e no Reino Unido. Ao todo, a música atingiu o top 5 de vinte e cinco países. O videoclipe, dirigido por David Roulsseau, foi o quinto mais assistido de 2011 no YouTube, com 189 milhões de acessos. ASSISTIR


7. LMFAO Feat. Lauren Bennett and GoonRock - Party Rock Anthem

Uma "epidemia" eletrônica que atacou o mundo em 2011

Em 2011, o mundo parou e dançou o "shuffle". A "epidemia" foi gerada pelo lançamento do single "Party Rock Anthem", da dupla americana LMFAO. O Shuffle é um estilo de dança de música eletrônica, originado em meados dos anos 80 em Melbourne, na Austrália. Trata-se de uma das danças eletrônicas mais famosas e ricas em diversidade de passos. A partir de 2005, o Shuffle começou a ganhar fama mundial, inclusive com publicação de vídeos da dança no YouTube. Em 2009, o grupo Scooter lançou o clipe "J'adore Hardcore", no qual dois dos mais famosos Shufflers do mundo aparecem dançando. Em 2010, o Black Eyed Peas usou a dança na coreografia da música "The Time". Mas foi em 2011, com o lançamento de "Party Rock Anthem", que a dança tornou-se, de fato, conhecida e amada no mundo todo. O clipe ganhou inúmeras paródias na internet, fazendo com que a "epidemia" do "Everyday I'm Shufflin" pegasse até o Chapolin Colorado! A música foi número 1 em diversos países, incluindo os EUA, e tornou-se o segundo single mais vendido de todos os tempos na Austrália. Mundialmente, a faixa foi o terceiro single digital mais vendido de 2011. ASSISTIR


6. Katy Perry - Last Friday Night (T.G.I.F.)

Igualando o recorde de Michael Jackson

Com "Last Friday Night (T.G.I.F.)", Katy Perry bateu um recorde para uma artista feminina, ao ter cinco singles número 1 de um único álbum na Billboard Hot 100. Isto fez de Katy Perry a segunda artista na história da parada a ter cinco singles número 1 de um mesmo álbum - o primeiro foi Michael Jackson. A faixa do disco "Teenage Dream" chegou ao terceiro lugar da Billboard Hot 100 no dia 30 de julho. Na semana seguinte, subiu para a segunda posição, onde permanceu por três semanas, atrás de "Party Rock Anthem", do LMFAO. A canção finalmente atingiu o número 1 no dia 27 de agosto, tornando-se o sexto single número 1 da carreira de Katy Perry, e o seu quinto single número 1 consecutivo. Em janeiro de 2012, foi divulgado que "Last Friday Night" foi a décima música mais tocada nas emissoras de rádio dos Estados Unidos no ano de 2011. O vídeo da faixa, dirigido por Marc Klasfeld, também ocupou a décima posição no ranking dos clipes mais vistos no YouTube no ano passado. A produção apresenta Katy Perry no papel de Kathy Beth Terry, e conta com inúmeras participações especiais, que incluem Rebecca Black, Debbie Gibson, Corey Feldman, Kenny G, o grupo Hanson, e Kevin McHale e Darren Criss, do seriado Glee. Em tempo: "TGIF" é uma sigla para a frase "Thank God It's Friday" (em português: "Graças a Deus é sexta-feira"). ASSISTIR




O vídeo mais visto e "odiado" do YouTube em 2011

Não foi à toa que Rebecca Black foi convidada para participar do clipe "Last Friday Night", de Katy Perry. A relação da jovem com as sextas-feiras já vinha de seu polêmico hit "Friday", lançado meses antes. Rebecca tinha apenas 13 anos quando sua mãe pagou 4 mil dólares para ter um single e um videoclipe lançados através da gravadora ARK Music Factory. Em março de 2011, "Friday" tornou-se um fenômeno viral na internet, alcançando 60 milhões de visualizações no YouTube em apenas 15 dias - um recorde no site. Nunca um vídeo tinha alcançado esta marca no YouTube neste período de tempo. "Friday" também recebeu o título de "a pior música de todos os tempos" e "o pior videoclipe de todos os tempos". Em junho de 2011, o vídeo totalizava 167 milhões de acessos no YouTube, e 87% de "dislikes", ou seja, de internautas que votaram em "não gostei" na página do vídeo - outro recorde no site. Foi nesta mesma época que o vídeo foi removido do YouTube, devido a uma disputa judicial da equipe de Rebecca Black com os produtores da ARK Music Factory. Em setembro, o vídeo voltou ao ar no YouTube, mas dessa vez no canal da própria Rebecca Black, e não no da gravadora. "Friday" foi o vídeo mais visto no YouTube em 2011. ASSISTIR



5. Britney Spears - Till The World Ends

Hino dance-pop apocalíptico agrada ao público e à crítica

 No quinto lugar deste especial Top 100 Clipes 2011, temos outro vídeo mostrando o suposto fim do mundo de 2012. E este vídeo é apocalíptico até no nome da música... "Till The World Ends", de Britney Spears, foi o grande hit do bem-sucedido álbum "Femme Fatale". A canção dance-pop, lançada como segundo single do disco, foi composta pelos produtores Dr. Luke, Max Martin e Alexander Kronlund, e pela cantora Ke$ha. O clipe da faixa, dirigido por Ray Kay e lançado no começo de abril de 2011, pode ser considerada como uma versão moderna e apocalíptica do vídeo "I'm A Slave 4 U", de 2001. A produção ganhou o prêmio de "Melhor Clipe Pop" no VMA 2011. Os críticos musicais elogiaram a faixa e destacaram suas características de "hino". Tanto a revista Rolling Stone, quanto a Billboard nomearam "Till The World Ends" como a terceira melhor música de 2011. Um crítico do site PopCrush elegeu a canção como a melhor do ano passado e afirmou: "2011 já era o ano de Britney em janeiro, quando "Hold It Against Me" alcançou o topo das paradas, mas ela tinha algo ainda melhor na manga". O site britânico Digital Spy também considerou a faixa como a melhor de 2011, nomeando-a como "a melhor faixa de Britney desde 'Toxic'". No Prêmio Top Music Brasil 2011, a canção venceu a categoria de "Melhor Música Electropop Internacional". Britney ainda venceu outras duas categorias da premiação: "Melhor Álbum Internacional" (empatada com Adele) e "Artista Top da Internet" (empatada com Paula Fernandes). ASSISTIR


4. Jennifer Lopez Feat. Pitbull - On The Floor

O videoclipe mais assistido de 2011 no YouTube

O nome do vídeo de nosso quarto lugar, "On The Floor", é bastante representativo do que o ano de 2011 foi musicalmente: um ano em que os artistas mainstream e a música pop estiveram literalmente "na pista". Este hit de Jennifer Lopez, com participação do onipresente Pitbull, é um dos vários exemplos de músicas lançadas no ano passado com foco nas pistas de dança. O lançamento da faixa em fevereiro de 2011, como o primeiro single do álbum "Love?", coincidiu com a participação de J.Lo como jurada da décima temporada do "American Idol", o que trouxe novamente a artista ao primeiro time de astros mundiais, após ter uma carreira relativamente apagada por alguns anos. Segundo a própria cantora, foi o produtor RedOne quem teve a ideia de usar na faixa a melodia do hit de 1989 "Lambada", do Kaoma (cuja faixa original, na verdade, é de 1982 e tem o nome de "Llorando Se Fue"). Comercialmente, "On The Floor" é o single de maior sucesso de Jennifer Lopez até hoje, atingindo o primeiro lugar das paradas oficiais de mais de vinte países, e tornando-se o décimo quarto single digital mais vendido de todos os tempos. O clipe da música teve TAJ Stansberry como diretor e Frank Gatson como coréografo, e estreou no dia 3 de março de 2011 num episódio do "American Idol", sendo assistido por mais de 25 milhões de pessoas. No fim do ano, o vídeo consagrou-se como o videoclipe mais assistido de 2011 no YouTube, com 453 milhões de acessos. Em março deste ano de 2012, o vídeo ultrapassou a marca de 500 milhões de visualizações e tornou-se o segundo vídeo mais assistido do site em todos os tempos. ASSISTIR


3. Lady Gaga - Born This Way

"Este é o tipo de gravação que vai balançar a indústria."

Criar sua própria canção de libertação era o objetivo de Lady Gaga ao compor "Born This Way": "Eu quis escrever meu hino esta-é-a-p*rra-que-eu-sou, mas eu não queria que isto ficasse escondido em metáforas. Queria que fosse um ataque. Voltando aos anos 90, quando Madonna, En Vogue, Whitney e TLC faziam músicas muito encorajadoras para as mulheres, para os gays e para todos os tipos de comunidades marginalizadas, as letras e melodias eram muito pungentes e espirituais, e eu disse 'Este é o tipo de gravação que eu preciso fazer. Este é o tipo de gravação que vai balançar a indústria.' Não é sobre a produção. É sobre a canção." Mas logo que a música foi lançada, muitos viram uma inspiração a mais em Madonna na música; e as comparações com o hit "Express Yourself" causaram polêmica. Aliás, continuam causando até hoje! Em sua atual turnê, iniciada em maio deste ano de 2012, Madonna está apresentando um medley de "Express Yourself" e "Born This Way". "Eu fico feliz de ter ajudado Lady Gaga a compor a música", declarou Madonna recentemente em uma entrevista. "Born This Way" foi lançada em fevereiro de 2011, como primeiro single do álbum de mesmo nome, e alcançou o número 1 nas paradas oficiais de mais de vinte países, incluindo os EUA. Tornou-se a canção de vendas mais rápidas na história do iTunes, vendendo 1 milhão de cópias em cinco dias. Posteriormente, com mais de oito milhões de cópias vendidas, tornou-se um dos singles mais vendidos de todos os tempos. O videoclipe da faixa, dirigido por Nick Knight teve inspiração em imagens surrealistas de pintores como Salvador Dalí e Francis Bacon. O vídeo ganhou dois prêmios no VMA 2011, nas categorias de "Melhor Clipe Feminino" e "Melhor Clipe Com uma Mensagem". ASSISTIR


2. Adele - Rolling In The Deep

"Ela preza pela música, sua voz, desnudando sua alma"

Assim como "19", o álbum "21", de Adele, recebeu como título a idade da cantora britânica durante a produção do disco. A artista começou a trabalhar em seu segundo álbum em 2009, mas as gravações foram interrompidas prematuramente por falta de inspiração. Ironicamente, esta inspiração que faltava surgiu pouco tempo depois após o fim de um namoro. Mais irônico ainda foi, provavelmente, o fato de "21" ter tornado-se o álbum mais vendido de 2011. Em junho deste ano de 2012, as vendas do disco já superavam a marca de 22 milhões de cópias vendidas. Prêmios também não faltaram para "21", que ganhou o Grammy e o Brit Awards de "Álbum do Ano". E o grande hit deste histórico disco foi a faixa "Rolling In The Deep", lançada como primeiro single do trabalho no final de novembro de 2010. A canção foi a primeira gravada por Adele, ao lado do produtor Paul Epworth, depois que a cantora retomou a produção do álbum em 2009. Os dois também assinam a composição da música, que chegou ao número 1 das paradas de onze países (incluindo os EUA), e ao top 5 em mais de vinte e cinco países. "Rolling In The Deep", primeiro sucesso mundial de Adele, agradou aos críticos, ao público e a outros artistas do meio musical. Mais do que isso, foi o quinto single digital mais vendido no mundo em 2011, e o primeiro lugar da lista anual da Billboard, como o grande single de 2011 nos EUA. Em fevereiro de 2012, a música ganhou três Grammys, como "Gravação do Ano", "Canção do Ano" e "Melhor Clipe em Formato Curto". O videoclipe, dirigido por Sam Brown, foi o mais indicado ao VMA 2011, da MTV americana, concorrendo em sete categorias. Venceu três categorias técnicas: "Melhor Edição", "Melhor Cinematografia", e "Melhor Direção de Arte". No Prêmio Top Music Brasil 2011, Adele também não poderia deixar de ter seu espaço, vencendo duas importantes categorias: "Melhor Álbum Internacional" (empatado com "Femme Fatale", de Britney Spears) e "Hit Internacional do Ano" por, claro, "Rolling In The Deep". A razão para tanto sucesso? O produtor Rick Rubin, que participou do álbum, deu sua explicação: "Ela não carrega nenhuma bagagem que as estrelas pop carregam atualmente, preza pela música, sua voz e suas letras, desnudando sua alma com o que diz. Em nenhum momento parece ser um produto. Diria que o que ela faz é arte". ASSISTIR



1. Katy Perry - Firework

"Não foram 250 figurantes, foram 250 fãs incondicionais"

Em 2011, Katy Perry tornou-se a primeira artista a ficar um ano sem sair do top 10 americano. O feito inédito de 52 semanas consecutivas entre os dez principais singles do ranking da Billboard foi realizado com as quatro primeiras músicas de trabalho do álbum "Teenage Dream". Posteriormente, o disco tornou-se o segundo da história a ter cinco hits número 1, atrás do clássico álbum "Bad", de Michael Jackson. Entre estes singles históricos da cantora americana, está a faixa "Firework", lançada no final de outubro de 2010, como o terceiro single do disco. Um ano depois a canção já ultrapassava a marca de 5 milhões de cópias vendidas nos EUA. Após o fim do ano, a música foi confirmada como uma das cinco músicas mais executadas nas rádios americanas em 2011. E outra curiosidade é que a faixa tornou-se a música mais vendida da história que não foi lançada como o primeiro ou segundo single de um álbum ou de um relançamento de um álbum. Com produção de Stargate e Sandy Vee, "Firework" foi considerada por Katy Perry como a música mais importante para ela do álbum "Teenage Dream". "As pessoas estão adotando a canção como seu hino pessoal. Tem uma ótima batida, mas também tem uma mensagem fantástica", declarou a cantora. Talvez poderíamos, então, definir "Firework" como uma referência do que foi a música pop em 2011, pois ela reúne os elementos mais recorrentes do ano: batidas dance/eletrônicas e mensagens de encorajamento e auto-estima. A crítica especializada, em geral, elogiou bastante a faixa: "A canção não perde tempo em ir ao ponto e e dá um foco afiado em sua mensagem. Como resultado, é uma gravação pop perfeita, sendo cativante, altamente melódica e feita para fazer o ouvinte se sentir bem". "Firework" ajudou Katy Perry a tornar-se uma das principais vencedoras do Prêmio Top Music Brasil 2011, vencendo em quatro categorias: "Melhor Artista Internacional", "Melhor Música Internacional", "Melhor Música Pop Internacional" e "Melhor Videoclipe Internacional". O clipe da música, dirigido por Dave Meyers, e filmado em Budapeste, foi um sucesso desde a etapa de pré-produção. Um concurso aberto para recrutar fãs de Katy Perry por toda a Europa para participarem do vídeo obteve um número inédito de 38 mil inscritos. O trabalho recebeu três indicações ao VMA 2011, da MTV americana, vencendo o prêmio principal e final de "Clipe do Ano". No ranking anual da Much Music dos clipes lançados em 2010, o vídeo conquistou o primeiro lugar. O diretor Dave Meyers comentou sobre este importante trabalho ao lado de Katy Perry:

"Estávamos ambos persistentes na ideia de ficar longe de Hollywood e ter pessoas reais. Então, nós caracterizamos pessoas reais, não eram atores".

"Encontrar dois rapazes gays em Budapeste foi um desafio, porque lá não é tão aceito como em Hollywood. A garota do vídeo não é realmente uma menina doente. Mas tivemos que raspar sua cabeça. E se você é uma jovem de 11 anos, isso é um grande compromisso".

"O compromisso das pessoas foi realmente lindo. E, então, na última cena não foram 250 figurantes, foram 250 fãs incondicionais de Katy Perry. Essas pessoas começaram a pular, porque elas amam suas vidas".

O videoclipe de "Firework" foi dedicado ao projeto americano "It Gets Better Project", organização antibullying que visa diminuir o preconceito e o suicídio entre jovens. ASSISTIR



 



O Top Music Brasil agradece a grande audiência!


.