TOP 100 CLIPES 2009

Os melhores e mais importantes videoclipes do ano.

100 - 80:



100. Bon Jovi - We Weren't Born To Follow

Em 2009, o Bon Jovi lançou o álbum "The Circle", que marca o retorno ao Rock N' Roll clássico da banda. O primeiro single foi a animada e sugestiva "We Weren't Born To Follow" ("Nós Não Nascemos Para Seguir", em português). E uma curiosidade: a primeira versão da música não tinha solo guitarra. Os fãs reclamaram e a faixa foi regravada com o marcante solo de Richie Sambora.



99. Whitney Houston - I Look To You

Depois de ter ficado 22 anos na "geladeira" musical, a diva Whitney Houston lançou em 2009 o álbum "I Look To You". A faixa-título, uma balada, foi até tema de novela das oito por aqui. No fim do ano passado, Whitney abriu o jogo sobre temas polêmicos em uma entrevista à Oprah. Já neste ano de 2010, a cantora teve que enfrentar críticas de fãs que se decepcionaram com sua performance ao vivo.



98. Claudia Leitte - Beijar Na Boca

"Beijar Na Boca" de Claudia Leitte foi uma das principais músicas do Carnaval 2009 na Bahia. A música faz parte do CD e DVD "Ao Vivo em Copacabana", e o videoclipe tem imagens desta apresentação especial no famoso bairro carioca. Este projeto, lançado em junho de 2008, marcou o início oficial da carreira solo de Claudia Leitte. Em janeiro de 2009, nasceu Davi, o primeiro filho da cantora.



97. Ana Carolina Part. John Legend - Entreolhares

O atual álbum de Ana Carolina, lançado em agosto de 2009, chama-se "Nove". Mas este não é o nono CD de sua carreira. É o sétimo! A escolha do nome se deve ao fato deste ser um número importante em sua vida e carreira. O álbum chegou a alcançar o primeiro lugar entre os mais vendidos do país. O primeiro single, "Entreolhares", é uma parceria com o talentoso cantor norte-americano John Legend.



96. John Legend Feat. Andre 3000 - Green Light

Além de fazer uma participação especialíssima na música de Ana Carolina, no ano passado John Legend também mostrou saber escolher bem quem fazer participações especiais em suas músicas. Na dançante "Green Light" ("Sinal Verde", em português), Legend conta com a parceria de Andre 3000 do Outkast. A faixa faz parte do álbum "Evolver", lançado em 2008.





Após 27 anos de carreira, o trio norueguês A-Ha anunciou no ano passado o fim da banda para 2010. O anúncio foi feito em outubro, um mês antes do lançamento de "Foot Of The Mountain", o nono e último álbum da clássica banda dos anos 80. A faixa-título do CD foi a escolhida para ser o primeiro single e clipe. Neste ano de 2010, a banda inicou sua última turnê mundial, que acabou de passar pelo Brasil.




95. Snow Patrol - Take Back The City

Depois do grande êxito de "Eyes Open", CD que continha o hit "Open Your Eyes", a banda britânica Snow Patrol lançou o álbum "A Hundred Million Suns", no final de 2008. O primeiro single foi "Take Back The City". Para gravar o videoclipe da faixa, foi alugado um espaço na Central de Londres, em agosto daquele ano. Curiosidade: um integrante da banda casou-se no dia seguinte.




94. Coldplay - Life In Technicolor II

"Life In Technicolor II" é a versão completa com vocal de "Life In Technicolor", presente no álbum "Viva La Vida" do Coldplay. Gravada inicialmente para este álbum, foi alterada deixando somente os instrumentais da música no CD. Posteriormente foi lançada em sua versão integral em um EP, de onde virou single. O bem produzido clipe mostra os integrantes da banda como marionetes.



93. Beyoncé Feat. Lady Gaga - Video Phone

No final de 2009, dois dos maiores nomes do mundo da música no ano se uniram neste clipe aqui: "Video Phone", música de Beyoncé com participação de Lady Gaga. A versão de "Video Phone" com esta parceria, na verdade, é um remix lançado na Deluxe Edition do álbum "I Am... Sasha Fierce" de Beyoncé. O vídeo da faixa foi dirigido pelo renomado Hype Williams.




92. Adam Lambert - For Your Entertainment

Ele foi o grande nome do American Idol 2009. No fim, acabou ficando com o segundo lugar, mas aquilo era só o começo. Na noite anterior ao lançamento de seu álbum "For Your Entertainment", no fim de novembro, Adam Lambert (27), que é gay assumido, fez uma apresentação sexualizada no American Music Awards, que rendeu muita polêmica. "Estamos em 2009, é hora de abrir os olhos das pessoas", declarou o artista.



91. Ke$ha - Tik Tok

Kesha, ou Ke$ha (pronuncia-se "Kéxa") parece ter alcançado um sucesso instantâneo, com seu primeiro single "Tik Tok". Lançada em agosto de 2009, a música ficou durante inúmeras semanas no primeiro lugar da Billboard Hot 100. Mas Ke$ha vem trilhando sua entrada no cenário musical há muito tempo. Entre outras coisas, ela participou do clipe "I Kissed A Girl", da Katy Perry, e cantou em "Right Round", do Flo Rida.



90. Flo Rida - Right Round

A voz feminina no refrão de "Right Round" do rapper Flo Rida é da, até então desconhecida, Ke$ha. O motivo de não ser a agora famosa cantora quem aparece cantando no vídeo foi porque ela se recusou. "Eu sabia que teria fazer algo sexual, balançar o bumbum, e coisas do gênero", declarou. Já o refrão de "Right Round" foi tirado da música dos anos 80 "You Spin Me Round", do Dead Or Alive, com a letra modificada.



89. Pitbull - I Know You Want Me (Calle Ocho)

A música "I Know You Want Me (Calle Ocho)" do rapper Pitbull é, tecnicamente, um remix. Ela tem como base a música "75, Brazil Street" de Nicola Fasano Vs Pat Rich, uma produção dance eletrônica. O que Pitbull fez foi uma nova versão com seus vocais. Além de fazer sucesso nos EUA, esta foi sua primeira música a ter êxito internacional. Inclusive no Brasil, onde o CD "Rebelution" figurou entre os mais vendidos.



88. Colbie Caillat - Fallin' For You

"Fallin' For You" é o primeiro single do segundo álbum de Colbie Caillat, "Breakthrough". Aqui no Brasil, faz parte da trilha sonora da novela das oito "Viver A Vida", que ainda está em exibição. A canção estreou na posição 12 da Billboard Hot 100, tornando-se a melhor estreia de Colbie na parada. Foi também sua música de maior sucesso nas paradas dos EUA, desde "Bubbly", o primeiro single da cantora.



87. Kelly Clarkson - Already Gone

O lançamento de "Already Gone" de Kelly Clarkson foi cercado de polêmicas. O público notou semelhanças entre esta música e um dos grandes hits de 2009: "Halo", de Beyoncé. Mas foi a própria Kelly quem criticou o produtor e compositor das duas faixas, Ryan Tedder, por ter feito duas músicas parecidas, sem informá-la. "Already Gone" acabou sendo escolhida pela gravadora para ser o terceiro single do CD "All I Ever Wanted".



86. Beyoncé Feat. Kanye West - Ego

Beyoncé emplacou vários hits e videoclipes no ano passado, todos pertencentes ao álbum "I Am... Sasha Fierce", lançado no final de 2008. Um deles foi o da música "Ego", que ganhou clipe em duas versões: uma com a faixa original só com Beyoncé, e outra extended com o remix que tem a participação do rapper Kanye West, que protaganizou um dos momentos mais polêmicos de 2009. Mas disso a gente fala a seguir...



85. Kanye West - Heartless

Kanye West foi o responsável por um dos momentos mais comentados do ano. No VMA 2009, ele subiu ao palco, tirou o microfone da mão de Taylor Swift, e disse que quem deveria ter ganhado o prêmio era Beyoncé, pelo vídeo de "Single Ladies". Será que ele vai ficar contente com a posição do clipe aqui? Polêmicas à parte, sua música "Heartless" foi número 2 na Billboard e ganhou videoclipe em animação.




O Little Joy é uma banda formada pelo vocalista e guitarrista do Los Hermanos Rodrigo Amarante, pelo baterista do The Strokes Fabrizio Moretti, e pela multi-instrumentista Binki Shapiro. O homônimo primeiro álbum do Little Joy foi lançado em novembro de 2008. A faixa "No One's Better Sake" virou música de trabalho em 2009 e ganhou um videoclipe bem executado pelas redes de TV.



84. Ivete Sangalo - Agora Eu Já Sei

Em 2009, Ivete Sangalo, um dos maiores nomes da música brasileira, lançou o projeto "Pode Entrar: Multishow Registro" em CD e DVD. Nele, a cantora baiana recebeu amigos artistas em um estúdio montado em sua própria casa para parcerias musicais. Uma das faixas de maior destaque do álbum foi a balada "Agora Eu Já Sei", lançada em abril. O clipe extraído do projeto foi bastante exebido pelo canal Multishow.




83. Charlie Brown Jr - Me Encontra

Depois de 12 anos na EMI, o Charlie Brown Jr mudou para a gravadora Sony Music, e lançou o álbum "Camisa 10 (Joga Bola Até Na Chuva)", com produção de Rick Bonadio. O nome "Camisa 10" é um trocadilho por este ser o décimo CD do grupo. A canção "Me Encontra" foi lançada como primeiro single em julho de 2009. Com esta música, a banda manteve a alta popularidade que tem no Brasil desde 1997.



82. Paramore - Ignorance

"Ignorance", do Paramore, foi o primeiro single do álbum "Brand New Eyes". A música foi bem-sucedida comercialmente, alcançando o Top 30 de diversos países, sobretudo a faixa foi melhor aceita internacionalmente, do que nos EUA. O clipe mostra a vocalista Hailey Williams sendo iluminada por uma lâmpada, numa alusão aos "holofotes" estarem sempre sobre ela e não nos demais integrantes do grupo.



81. Simple Plan - Save You

O autointitulado terceiro álbum de estúdio da banda canadense Simple Plan foi lançado em 2008. O disco vendeu mais de 100 mil cópias no Brasil e no Canadá. O terceiro single "Save You" ("Salvar Você", em português) fala sobre a batalha contra o câncer do irmão do vocalista do grupo Pierre Bouvier. O clipe mostra sobreviventes do câncer deitados no chão, e se levantando gradativamente, ao decorrer do vídeo.