Backstreet Boys no Rio: com show nostálgico, o grupo mostra que se mantém atual e em forma

...


por Bryan Ferreira

Às 22 horas e 10 minutos, as luzes se apagaram, dando início à histeria. A gritaria era ensurdecedora. Nada de estranho. Era apenas mais um típico início de show dos Backstreet Boys no Brasil.

Instantes depois já era possível visualizar os quatro rapazes do grupo trajando roupões de lutadores de boxe, em cima do palco do Citibank Hall, no Rio de Janeiro. A gritaria aumentou mais ainda. Aos acordes do clássico "Eye of The Tiger" da banda Survivor, Brian Littrel, Nick Carter, AJ McLean e Howie D subiram no ringue montado no meio do palco. Era o início da primeira música da apresentação deste sábado, dia 07 de março de 2009: o hit de 1999 "Larger Than Life", emendando um trecho da música "Stronger" do rapper Kanye West, com direito a sample de "Harder Better Faster Stronger" do Daft Punk e tudo...


O Backstreet Boys é a boy band que mais vendeu discos em toda a história, de acordo com o Guiness, o livro dos recordes. A primeira vez que eles vieram ao Brasil foi em novembro de 2000 para divulgação do álbum "Black & Blue", no Rio de Janeiro. Na ocasião, a passagem do grupo pela cidade durou apenas 15 horas, mas foi o suficiente para um enorme tumulto e caos que impressionou (e assustou!) os integrantes.

Em maio de 2001, os Backstreet Boys (ainda com a presença do membro Kevin Richardson) voltaram com a turnê do mesmo álbum que passou por Rio e São Paulo. Agora, 8 anos depois, o grupo retornou ao país pela terceira vez com a turnê do sexto álbum de inéditas "Unbreakable", passando pelas mesmas duas capitais. O show de São Paulo ocorreu na quinta-feira, dia 5 de março, no estacionamento do Credicard Hall, para um público de 12 mil pessoas.

No show deste sábado no Rio, as mais de 8 mil pessoas que lotavam o Citibank Hall puderam conferir os antigos e mais recentes sucessos do grupo, que já tem mais de 15 anos de carreira. Mas, como era previsível, foram as músicas dos primeiros álbuns do grupo que mais entusiasmaram e emocionaram a platéia. I Want It That Way, As Long As Love You Me, Quit Playing Games (With My Heart), All I Have To Give e I'll Never Break Your Heart são bons exemplos dessas músicas. Mas o ponto mais alto da noite, pelo menos em termos de animação, foi Everybody (Backstreet"s Back), penúltima música do espetáculo, lançada em 1997, que fez praticamente todo o público presente pular a cada refrão.

Uma curiosidade vale ser destacada: os Backstreet Boys poderiam simplesmente subir no palco e cantar seus clássicos infalíveis misturados às músicas do último álbum que já iriam agradar, mas os rapazes dão o sangue. Eles não se acomodam e mostram porque são uma das raríssimas boy bands que conseguiram alcançar longevidade em sua carreira. O grupo sempre arruma uma forma musicalmente criativa e inteligente de reinventarem seus shows e darem novas roupagens aos seus velhos sucessos. Quit Playing Games (With My Heart), por exemplo, ganhou uma base instrumental inspirada no hit de 1985 do Prince Raspberry Beret. As Long As You Love Me ganhou os arranjos instrumentais do sucesso I'll Be Around do Spinners, de 1984. Em certo momento do show a banda que acompanha o grupo também toca um trechinho de outro clássico dos anos 80: Beat It, de Michael Jackson.

Mas as surpresas não param por aí: os Backstreet Boys não fazem apenas um link com os sucessos do passado, mas também mostram que estão antenados com os hits do momento. Para delírio da platéia, no meio do show o grupo apresentou uma cover da premiada Lollipop (2008), do rapper Lil Wayne, com vocais do integrante mais querido pela público feminino Nick Carter. Outro momento cover, hip hop e atual foi o já mencionado medley de Larger Than Life com Stronger (2007) de Kanye West. Além de tudo isso, o show também é intercalado com apresentações solo de cada integrante, em que apresentam músicas de suas carreiras independentes do grupo. A única surpresa ruim do show que tenho que destacar foi a ausência da última música de trabalho lançada pelo grupo: Helpless When She Smiles, uma balada lindíssima com o perfil dos Backstreet Boys que, apesar de não ter tido muito destaque nas rádios brasileiras, teve o clipe executado nos canais de TV especializados durante o ano passado. Por que razão eles teriam dispensado a apresentação do último single do grupo pertencente ao álbum que dá nome à turnê? Uma falha estranha, mas perdoável por todo o espetáculo apresentado.

Este foi o segundo show dos Backstreet Boys que eu fui. Estava lá no Maracanã, em maio de 2001, quando eles se apresentaram no país pela primeira vez. Aquela era a época em que eles ainda estavam no auge de sua carreira (pelo menos, por aqui) e eram uma verdadeira febre entre os adolescentes. Era a epóca também em que seu show ainda apresentava uma mega produção de palco. Mas posso garantir que esta apresentação que assisti agora em 2009 foi muito melhor. Quando o sucesso e a produção é maior, o local do show é maior e a visão do público é menor. Numa casa de shows como o Citibank Hall, a visão é maior, o contato entre artista e público é mais próximo, o que sempre deixa a apresentação mais calorosa, proveitosa e interessante. Fora que dessa vez o público também pode assistir a menos coreografias e roteiros ensaiados, e a mais naturalidade, espontaneidade e interação com os fãs.

Durante a apresentação, os rapazes também não perderam a oportunidade de avisar que já estão em estúdio preparando um novo álbum. O primeiro single deve ser lançado no início do segundo semestre de 2009. Howie D também deixou no ar a possibilidade de que devem voltar em breve ao Brasil com a turnê do próximo álbum. Ou seja, essa é mais uma confirmação de que o Backstreet Boys, apesar de não estar mais tão presente na grande mídia e de não causar mais aquele enorme alvoroço do passado, não é uma simples boy band baseada apenas na aparência de seus integrantes e fabricada exclusivamente para atrair as adolescentes e fazer sucesso durante um determinado período de tempo. O Backstreet Boys é um grupo vocal de talento e conteúdo, com fôlego para mais muitos outros anos de carreira e shows pelo Brasil.

SET LIST
Larger Than Life / Stronger (Medley)
Everyone
Any Other Way
You Can Let Go
Unmistakable
I Want It That Way
Howie D. - Shes Like the Sun
Show Me the Meaning of Being Lonely
More Than That
Trouble Is
Incomplete
A.J. McLean - Drive By Love
Panic
Everything But Mine
Nick Carter - Blow Your Mind/I Got You
Quit Playing Games (With My Heart)
As Long As You Love Me
All I Have To Give
Ill Never Break Your Heart
Brian Littrell - Welcome Home (You)
The One
Treat Me Right
The Call
Everybody (Backstreet's Back)
Shape of My Heart

Bryan Ferreira é jornalista, auditor musical e administrador do Top Music Brasil.



Confira também o especial TOP 20 CLIPES BACKSTREET BOYS.
.
.
.