TOP 100 CLIPES 2009

Os melhores e mais importantes videoclipes do ano.

40 - 21:



40. Jason Mraz Feat. Colbie Caillat - Lucky

Jason Mraz não é um artista tão novo quanto muitos pensam. Seu primeiro álbum foi lançado em 2002. Mas foi só com seu terceiro álbum, "We Sing. We Dance. We Steal Things.", de 2008, que o cantor alcançou sucesso mundialmente. A faixa "Lucky", em parceria com a cantora Colbie Caillat, tornou-se bastante popular no Brasil. Em uma apresentação no país, em novembro, o músico contou com a parceria da cantora Sandy. No clipe Jason Mraz e Colbie Caillat não se encontram. Os dois gravaram suas partes separadamente.


39. Shakira - She Wolf

"She Wolf" é o primeiro single do terceiro álbum em inglês da colombiana Shakira. O disco, também intitulado "She Wolf", foi número 1 na parada Billboard 200. A música foi número 1 nas paradas latina e dance da Billboard, e chegou ao Top 10 de inúmeros países. O videoclipe da canção chamou muita atenção pela capacidade de Shakira em se contorcer e se esticar. O site da cantora o descreveu como "Um vídeo sexy que contém metamorfoses de uma mulher conhecida pelas suas técnicas únicas de dança".


38. Akon Feat. Negra Li - Beautiful

Akon é um dos artistas mais requisitados para parcerias na atualidade, mas também não poupa parcerias em suas próprias músicas. A versão oficial de "Beautiful", faixa do álbum "Freedom" que tornou-se o oitavo single de Akon no Top 20 dos EUA, tem as participações de Colby O'Donis e Kardinal Offishall. Mas a música ganhou duas versões especiais para a América Latina: uma com a ex-RBD Dulce María, e outra com a brasileira Negra Li, sendo esta última muito executada no país. O clipe com Negra Li foi gravado no México.


37. Ne-Yo - Mad

Inúmeros hits compostos por Ne-Yo já entraram nas paradas do mundo inteiro, tanto em sua voz, quanto na de outros artistas. O seu elogiado terceiro álbum "Year Of The Gentleman", lançado em setembro de 2008, foi número 2 nas paradas dos EUA e do Reino Unido. A faixa "Mad", lançada como terceiro single, foi um dos grandes sucessos internacionais do ano no Brasil, ficando por meses consecutivos entre as 10 músicas mais executadas nas rádios do país, de acordo com dados da empresa de monitoramento Crowley.


36. Rihanna - Rehab

Rihanna foi a vencedora da categoria "Top Artista Internacional" do Prêmio Top Music Brasil 2008, classificando-se como a artista internacional de melhor performance na lista Termômetro Pop, e consequentemente como a artista de maior popularidade no Brasil durante aquele ano. Seu álbum "Good Girl Gone Bad", de 2007, gerou oito singles. O último foi "Rehab", faixa composta por Justin Timberlake e Timbaland. O clipe apresenta Rihanna e Justin Timberlake em cenas românticas.



Agnes Carlsson, ou simplesmente Agnes, é uma cantora pop/dance sueca. Ela chegou ao estrelato após ser a vencedora da segunda temporada do programa Idol na Suécia, em 2005, tornando-se uma das cantoras de maior sucesso no país. "Release Me" é o segundo single de seu terceiro álbum "Dance Love Pop", e é o primeiro single da cantora a ser lançado internacionalmente. Em setembro, foi gravado um segundo clipe da música para os EUA. A faixa foi número 1 nas paradas dance americana e britânica, e foi sucesso nas pistas do Brasil.


35. Britney Spears - 3

Em novembro, Britney Spears lançou "The Singles Collection", uma coletânea de hits, em comemoração aos seus 10 anos de carreira. O álbum apresenta a inédita "3", faixa que estreou no primeiro lugar da Billboard Hot 100. Foi o primeiro single da cantora a realizar este feito em três anos, e foi o décimo sexto single na história da parada a estrear na posição máxima. A letra da música refere-se à prática de sexo à três. Diane Martel, a diretora do clipe, declarou: "O vídeo é muito simples, minimalista. Então é ela, ela e ela. E ela realmente sabe como trabalhar com uma câmera e se mover. Eu fiquei muito impressionada (...)".


34. Lady Gaga - LoveGame

"The Fame", o álbum de estreia de Lady Gaga foi lançado em agosto de 2008. Nesse curto espaço de tempo, a cantora já vendeu mais de dez milhões de álbuns e mais de trinta e cinco milhões de singles. Um de seus vários hits é "LoveGame", que no Brasil foi a terceira música de trabalho. O videoclipe, dirigido por Joseph Kahn, enfrentou problemas de censura em alguns países e canais por apresentar inúmeras referências sexuais no visual e na letra. Algumas emissoras na Austrália e nos EUA, por exemplo, exibiram versões editadas do clipe; outras, como a MTV Arabia, simplesmente baniram o vídeo.


33. Lily Allen - The Fear

"It's Not Me, It's You", lançado em fevereiro de 2009, é o segundo álbum de estúdio da cantora britânica Lily Allen. Chegou ao número 1 da parada de álbuns do Reino Unido. Na Billboard 200 (EUA) atingiu o número 5. O primeiro single "The Fear" ficou no topo da parada britânica por quatro semanas consecutivas. Também foi a segunda música de Lily Allen a emplacar na parada americana. No Q Awards 2009 a faixa recebeu o prêmio de melhor música. Sobre o clipe, a artista declarou: "Eu quis fazer uma sequência de dança, apesar de eu não ser de fazer isso (...) Muita cor e dança (...)".


32. Katy Perry - Hot N Cold

"Hot N Cold" é o segundo single do álbum "One Of The Boys", da cantora Katy Perry, eleita "Revelação Internacional" de 2008 no Prêmio Top Music Brasil. Foi número 3 na Billboard Hot 100, tornando-se o segundo single Top 3 consecutivo da artista na parada, depois do hit "I Kissed A Girl". A faixa foi número 1 em mais de quinze países e entrou no Top 10 em mais de vinte e cinco. Também recebeu uma indicação ao Grammy na categoria "Melhor Performance Vocal Pop Feminina". O videoclipe começa com uma cena antológica e bem-humorada de Katy Perry em um casamento na igreja.


31. The Pussycat Dolls - I Hate This Part

A faixa "I Hate This Part", do The Pussycat Dolls, foi um hit ao redor de todo o mundo. Foi lançada ainda no fim de 2008, como segundo single do segundo álbum de estúdio do grupo: "Doll Domination". O CD entrou no Top 10 de mais de dez países e firmou o Pussycat Dolls como um dos maiores sucessos de 2009 e dos últimos tempos. Já o single entrou entre os principais das paradas de inúmeros países, incluindo EUA, Austrália e Romênia. No Brasil, não só a música fez muito sucesso e foi muito tocada pelas rádios, como o clipe também foi um dos mais executados do ano nas emissoras especializadas.


30. Michael Jackson - This Is It

No dia 25 de junho de 2009, Michael Jackson, um dos maiores astros de todos os tempos, faleceu. O cantor se preparava para uma série de 50 shows em Londres, intitulada "This Is It". Em outubro, foi publicada no site oficial de Michael uma música inédita sua, intitulada "This Is It". A faixa foi incluída no álbum póstumo de mesmo nome, acompanhando o filme "Michael Jackson's This Is It", sucesso nos cinemas de todo o mundo. Paul Anka, que compôs a canção em parceria com o astro, revelou que ela foi gravada em 1983. Foi produzido um videoclipe para a música, dirigido por Spike Lee, que já havia trabalhado com o Rei do Pop em "They Don't Care About Us", de 1996.


29. Beyoncé - If I Were A Boy

Junto com "Single Ladies", a faixa "If I Were A Boy" foi lançada em outubro de 2008, como o primeiro single do terceiro álbum solo de Beyoncé, "I Am... Sasha Fierce". A faixa chegou ao topo das paradas de vários países europeus, e é, até o momento, o single da cantora mais vendido no Reino Unido. Nos Estados Unidos a faixa foi número 3 na Billboard Hot 100. O videoclipe, dirigido por Jake Nava, foi filmado em preto e branco e narra a história de um dia típico na vida de um casal, em papéis invertidos, o que é sugerido pela letra da canção. Mas visualmente a inversão de papéis só é revelada no fim do vídeo.


28. Lady Gaga - Paparazzi

A canção "Paparazzi", de Lady Gaga, foi lançada como o último single do álbum "The Fame". A música fala sobre perseguição e os esforços que uma pessoa é capaz de fazer para alcançar a fama. Na Pop Songs da Billboard, a faixa foi número 1, fazendo de Gaga a primeira artista a ter quatro singles de um álbum de estreia no primeiro lugar da parada. Com mais de sete minutos de duração, o clipe, dirigido por Jonas Akerlund, é como um curta-metragem, e venceu duas categorias técnicas no VMA 2009: "Melhor Direção de Arte" e "Melhores Efeitos Especiais". Após o fim das filmagens, Lady Gaga citou a produção em uma entrevista como "o mais fantástico trabalho criativo que já realizei até o momento".


27. Wanessa Part. Ja Rule - Fly

Em 2009, Wanessa Camargo mudou o nome artístico para Wanessa, mudou o visual, mudou o estilo musical e retornou à mídia com seu sexto álbum, "Meu Momento". Tantas mudanças parecem ter dado certo. O primeiro single, "Fly", cantado em inglês, foi uma das canções pop mais tocadas nas rádios brasileiras. Com influências de r&b e hip hop, a música conta com a participação do rapper americano Ja Rule e foi produzida pelo DJ Deeplick. A faixa foi indicada a "Hit do Ano" no VMB 2009, e seu videoclipe alcançou, em pouco menos de um mês, a marca de 1 milhão de acessos no Youtube. Em março de 2010, Wanessa foi eleita "melhor cantora" de 2009 no Troféu Internet.


26. Marcelo D2 - Desabafo

"Desabafo" foi a primeira música de trabalho do quinto álbum de Marcelo D2, em carreira solo - "A Arte do Barulho". A faixa foi número 6 no Hot 100 Brasil e recebeu uma indicação ao Grammy Latino 2009 por "Melhor Canção Urbana". O refrão da música é sampleado da canção "Deixa Eu Dizer", de 1973, uma composição de Ronaldo Monteiro e Ivan Lins, interpretada pela cantora Cláudia. Produzido por Johnny Araújo, o videoclipe, lançado em agosto de 2008, foi indicado como "clipe do ano" no VMB 2008 e no Prêmio Multishow 2009. No Multishow, "Desabafo" também foi indicada a "melhor música", e o álbum "Arte do Barulho" foi indicado a "melhor CD".




Wisin Y Yandel é uma premiada dupla de Porto Rico, cuja carreira foi iniciada no ano de 2000. Sua música utiliza elementos de reggaeton, hip hop, r&b, pop e música eletrônica. Em 2009, eles lançaram seu sétimo álbum de estúdio, intitulado "La Revolución". O álbum se tornou um sucesso nos Estados Unidos e na América Latina, atingindo o número 7 da Billboard 200 e o número 1 da Billboard Top Latin Albums. O primeiro single "Mujeres In The Club", com participação do rapper 50 Cent, foi indicado a "Melhor Canção Urbana" no Grammy Latino 2009. Na premiação da MTV Latina, em 2009, a dupla venceu as categorias "Artista do Ano" e "Clipe do Ano", por "Abusadora".



25. Miley Cyrus - The Climb

A canção "The Climb" foi gravada pela cantora e atriz Miley Cyrus para o filme "Hannah Montana: The Movie", lançado em 2009. A faixa foi número 4 na Billboard Hot 100 e tornou-se o oitavo single digital mais vendido do ano. Simon Cowell, criador do programa de TV britânico The X Factor, escolheu a música para ser o single de estreia do vencedor da sexta edição da competição. A versão do vencedor Joe McElderry foi número 1 no Reino Unido. Com Miley Cyrus, "The Climb" também ganhou, em 2009, o prêmio de "melhor canção de filme", no MTV Movie Awards e "melhor single" no Teen Choice Awards. O clipe recebeu no MuchMusic Video Awards uma indicação a "melhor vídeo internacional".


24. Jonas Brothers - Paranoid

Em maio de 2009, o fenômeno Jonas Brothers fez dois bem-sucedidos shows no Brasil. No mês seguinte, o trio lançou seu quarto álbum de estúdio, "Lines, Vines and Trying Times". O CD foi disco de ouro no Brasil, alcançando o primeiro lugar na lista de mais vendidos no país, segundo dados da ABPD. O álbum também foi número 1 em outros cinco países: Espanha, México, Venezuela, Canadá, e Estados Unidos. O primeiro single lançado foi o da faixa "Paranoid". O videoclipe foi um dos mais exibidos no Brasil em 2009. A direção ficou a cargo do The Malloys, que já tinha trabalhado com o grupo em "Burnin' Up".


23. Cine - Garota Radical

Em pouco tempo, a banda Cine conquistou uma impressionante popularidade no Brasil, já tendo alcançado a posição 23 no ranking Termômetro Pop. O grupo se formou em 2007 e surgiu na mídia com seu primeiro álbum, "Flashback", lançado pela Universal Music, em 2009. A faixa "Garota Radical", tornou-se um sucesso nas rádios, e seu videoclipe dominou as paradas das emissoras de TV especializadas. Em 2009, o Cine venceu a categoria "Revelação" de duas importantes premiações nacionais: VMB e Prêmio Multishow. A página oficial da banda no MySpace também foi a mais acessada do site no ano. Em março de 2010, o grupo foi eleito "Revelação" de 2009 no Troféu Internet.


22. Paramore - Decode

Lançada no fim de 2008, a canção "Decode", do Paramore, é a faixa principal da trilha sonora do filme "Crepúsculo" ("Twilight", em inglês), um fenômeno do cinema. Foi indicada ao MTV Movie Awards 2009 e ao Grammy 2010 como "melhor canção de filme". Em fevereiro de 2010, o single atingiu a marca de mais de 1 milhão de cópias vendidas. "Decode" foi incluída como faixa bônus no mais recente álbum da banda, "Brand New Eyes", lançado em setembro de 2009. O disco foi número 2 na Billboard 200, e número 1 no Reino Unido, Irlanda, Austrália e Nova Zelândia. No Brasil, é claro, a mistura "Paramore + Crepúsculo" também resultou em sucesso e em um dos clipes mais executados do ano.


21. Coldplay - Viva La Vida

O hit "Viva La Vida", do Coldplay, foi lançado em junho de 2008, mas seu sucesso continuou durante 2009. A música chegou ao topo da Billboard Hot 100 (EUA) e da UK Singles Chart (Reino Unido), tornando-se o primeiro single número 1 da banda. É a primeira música de um grupo britânico a alcançar o número 1 da Billboard Hot 100, desde "Wannabe", das Spice Girls, em 1996. Em 2009, ganhou o Grammy de "Canção do Ano", referente a 2008. O videoclipe foi dirigido pelo premiado Hype Williams. Já o álbum "Viva La Vida or Death and All His Friends" ganhou na categoria "Melhor Álbum de Rock" do Grammy 2009, e foi o álbum mais vendido de 2008. Em dezembro de 2009, o disco atingiu a marca de 8.1 milhões de cópias vendidas em todo o mundo, e tornou-se o álbum com o maior número de downloads pagos da história.