TOP 100 CLIPES 2009

Os melhores e mais importantes videoclipes do ano.

60 - 41
:


60. Mariah Carey - I Want To Know What Love Is

Em 2009, Mariah Carey, que já tinha regravado o clássico "Against All Odds", do Phil Collins, regravou mais uma balada de sucesso dos anos 80. Dessa vez, seu alvo foi o hit "I Want To Know What Love Is", da banda Foreigner. A faixa foi escolhida como segundo single do álbum "Memoirs Of An Imperfect Angel". Em dezembro, a música chegou ao primeiro lugar entre as mais executadas no Brasil. O clipe tem direção de Hype Williams.



59. Miley Cyrus - Party In The U.S.A.

Quem não ouviu falar em Miley Cyrus durante os últimos dois anos, provavelmente estava fora do planeta Terra... Em 2008, a cantora e atriz foi classificada pela revista Time como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo. Em 2009, subiu para a posição 29 na lista Celebrity 100 da Forbes. Seu single "Party In The U.S.A.", de 2009, foi Top 10 em diversos países. O vídeo tornou-se um dos mais vistos no Youtube, em toda a história do site.



58. Jonas Brothers - Tonight

Assim como Miley Cyrus, os Jonas Brothers alcançaram alta popularidade a partir da rede de TV Disney Channel. A banda já lançou quatro álbuns, totalizando mais de oito milhões de CDs vendidos. O clipe do single "Tonight" apresenta cenas do filme-concerto em 3D Jonas Brothers: The 3D Concert Experience, lançado pelo trio em 2009. A música foi número 8 na Billboard Hot 100 e teve mais de 131,000 downloads na semana de lançamento.



57. Taylor Swift - Love Story

A cantora country pop Taylor Swift foi um dos maiores nomes de 2009. Seu segundo álbum de estúdio, "Fearless", foi o mais vendido do ano. O primeiro single "Love Story" foi número 4 na Billboard Hot 100 e sua primeira música a alcançar sucesso comercial fora dos EUA. Em fevereiro de 2009, tornou-se a canção country com o maior número de downloads da história e é a canção country mais vendida nos EUA em todos os tempos.




O Chimarruts é uma banda de reggae formada em Porto Alegre (RS) no ano de 2000. Em 2007, lançou o álbum "Chimarruts (Ao Vivo)" e conquistou popularidade em todo o Brasil, impulsionada pelo hit "Versos Simples". Com mais de 15 mil execuções, ficou na sétima posição entre as músicas mais tocadas no país em 2009, segundo dados divulgados pela Crowley Broadcast Analysis do Brasil.



56. NX Zero - Espero A Minha Vez

Em outubro de 2009, chegou às lojas "Sete Chaves", o quarto álbum de estúdio do NX Zero, e o terceiro pela Universal Music. O videoclipe do primeiro single, "Espero A Minha Vez", foi lançado em dezembro, e conta com cenas extraídas do DVD "Multishow Registro - Sete Chaves." Logo em seu dia de lançamento, a música bateu recorde de execuções nas rádios brasileiras, estreando em primeiro lugar em sete cidades monitoradas pela Crowley.



55. Túlio Dek Part. Di Ferrero - Tudo Passa

O vocalista do NX Zero Di Ferrero foi o convidado do rapper Túlio Dek para participar de "Tudo Passa", faixa do primeiro álbum de Túlio, "O Que Se Leva Da Vida, É A Vida Que Se Leva", lançado em 2008, com produção do DJ Cuca e Rick Bonadio. A música foi muito executada nas rádios brasileiras e o videoclipe foi muito exibido pelas emissoras de TV, inclusive nos programas de clipes mais votados pelo público.



54. Jay-Z Feat. Alicia Keys - Empire State Of Mind

"Empire State Of Mind", música do rapper Jay-Z com participação da cantora Alicia Keys, foi lançada como terceiro single do álbum "The Blueprint 3". Ficou no primeiro lugar da Billboard Hot 100 por cinco semanas, tornando-se o primeiro número 1 de Jay-Z na parada. Também foi eleita a segunda melhor música do ano pela Rolling Stone. O clipe foi número 6 no ranking "Notarized: Top 100 Videos of 2009" da Black Entertainment Television.


53. MGMT - Kids

A alta popularidade da dupla MGMT começou em 2008, ano em que foram nomeados pela Last.fm como os artistas novos mais tocados. Seu primeiro álbum, "Oracular Spectacular", foi eleito o melhor de 2008 pela NME. O MGMT foi nomeado ao Grammy 2010 nas categorias "melhor artista novo" e "melhor performance pop" pela faixa "Kids". Sobre o vídeo da música, lançado em junho de 2009, a dupla informou: "Nenhuma criança foi prejudicada."



52. Oasis - I'm Outta Time

Em 2009, a clássica banda Oasis declarou seu fim, devido a uma briga entre Liam e Noel Gallagher. Mas os irmãos deixaram um último álbum: "Dig Out Your Soul", lançado no fim de 2008. O single "I'm Outta Time" foi número 12 na UK Single Charts e 9 na Billboard Hot 100 Single Sales. A música, composta pelo vocalista Liam, apresenta similaridades com o estilo musical de John Lennon e dos Beatles. O clipe teve grande destaque nos canais de TV.



51. Green Day - 21 Guns

O oitavo CD de estúdio da conceituada banda Green Day, "21st Century Breakdown", ganhou o Grammy 2010 como melhor álbum de rock. O grupo também recebeu outras duas indicações pelo single "21 Guns". A faixa foi número 5 na parada rock e número 3 na de canções alternativas da Billboard. O clipe ganhou três prêmio no MTV Video Music Awards 2009: "melhor vídeo de rock", "melhor direção" e "melhor cinematografia em um vídeo".



50. Fresno - Alguém Que Te Faz Sorrir

A banda gaúcha Fresno já estava em processo de ascensão há alguns anos, mas 2009 foi o ano de sua consagração. Eles foram os vencedores da categoria "Artista do Ano" em duas importantes premiações brasileiras: VMB e Prêmio Multishow. No VMB ainda venceram outras três categorias: "Pop", "Vocalista" (Lucas), e "Baixista" (Tavares). O clipe "Alguém Que Te Faz Sorrir", do álbum "Redenção", foi um dos mais executados do ano.



49. Jota Quest- Vem Andar Comigo

Falando em clipes muito executados durante o ano de 2009, já faz mais de uma década que o grupo mineiro Jota Quest é figura frequente nas emissoras de TV especializadas. A MTV, inclusive, foi uma das principais responsáveis pelo sucesso da banda, exibindo seus clipes desde 1996. Com o álbum "La Plata", lançado em 2008, não foi diferente. O segundo single "Vem Andar Comigo" foi sucesso radiofônico e tema de novela.



48. Friendly Fires - Skeleton Boy

O homônimo CD de estreia do Friendly Fires foi disco de ouro duplo no Reino Unido. Em julho de 2009, recebeu indicação ao Mercury Music Prize. Em janeiro de 2010, a banda foi indicada ao Brit Awards, nas categorias "melhor grupo britânico" e "revelação". Grande parte deste sucesso, deve-se ao hit "Skeleton Boy" e seu bem executado videoclipe. No Brasil, onde o grupo fez shows em 2009, a música foi até trilha de comercial.



47. Linkin Park -New Divide

O Linkin Park dispensa maiores apresentações. Em 2009, a banda lançou "New Divide", música gravada para o filme "Transformers: Revenge Of The Fallen". O single foi número 6 na Billboard Hot 100, a melhor performance do grupo na parada, desde o hit "In The End". Também foi número 1 em outras três paradas da Billboard. Michael Bay, o diretor de "Transformers", declarou: "É uma ótima canção, que combina perfeitamente com a intensidade do filme."


A clássica dupla de pop eletrônico Pet Shop Boys lançou em 2009 "Yes", o décimo álbum de sua carreira. O disco atingiu número 4 na UK Albums Chart, a melhor posição da dupla na parada desde o álbum "Bilingual", de 96. Na Billboard (EUA), foi número 32. O segundo single do CD, "Did You See Me Coming?", foi número 21 na UK Singles Chart, e número 1 na Hot Dance Club Songs da Billboard.



46. Ciara Feat. Justin Timberlake - Love, Sex, Magic

O single "Love, Sex, Magic" da Ciara com participação de Justin Timberlake tornou-se o maior hit internacional da cantora, entrando no Top 10 de diversos países, além dos EUA. O vídeo recebeu uma indicação ao VMA por "melhor coreografia". No clipe, Ciara e Justin protagonizam cenas "calientes". Em um artigo da Digital Spy, o vídeo foi descrito assim: "(...) é um dos melhores do ano até agora - e certamente o mais sexy".


45. Soulja Boy Tell 'Em Feat. Sammie - Kiss Me Thru The Phone

A faixa "Kiss Me Thru The Phone" do jovem rapper Soulja Boy Tell' Em, com participação de Sammie, no refrão, foi um dos maiores sucessos do ano, inclusive no Brasil, onde a faixa ficou no Top 100 das mais tocadas pelas rádios, durante vários meses. Nos EUA, a música foi número 4 na parada R&B/Hip-Hop, número 3 na Hot 100, e número 1 na parada Rap. O clipe foi número 16 no ranking Notarized: Top 100 Videos of 2009, da BET.



44. Jay Sean Feat. Lil Wayne - Down

"All Or Nothing" foi o terceiro álbum do artista britânico Jay Sean no Reino Unido, e o primeiro na América da Norte. A faixa "Down" tem participação do rapper Lil Wayne e foi número 7 entre os singles mais vendidos de 2009. Na Billboard Hot 100, a música foi número 1, fazendo de Jay Sean o primeiro artista de estilo Urban do Reino Unido a liderar a parada. Após o lançamento, o clipe foi o vídeo de música mais visto no Youtube durante duas semanas.



43. Eminem - We Made You

Em 2009, Eminem lançou seu sexto álbum de estúdio: "Relapse". Como sempre, o primeiro videoclipe apresentou o lado cômico e sarcástico do polêmico rapper, com direito a paródias e imitações de outros artistas. Em "We Made You", alguns de seus alvos foram Jessica Simpson, Bret Michaels (do Poison), Britney Spears e Amy Winehouse. O clipe foi indicado na categoria "melhor do ano" do VMA e ganhou na de hip-hop. No começo de 2010, Eminem foi eleito o "Artista da década" pela Billboard.


42. Mariah Carey - Obsessed

Na faixa "Obsessed", Mariah Carey pergunta: "por que você é tão obcecado por mim?". Rapidamente surgiram especulações de que o alvo da canção era Eminem, que teve um relacionamento com a cantora, em 2001. "Obsessed" seria uma resposta a uma música de Eminem, em que ele insulta o marido de Mariah, Nick Cannon, e diz para o cara se afastar, pois Mariah pertence a ele. Oficialmente a diva negou os boatos, mas para Eminem a carapuça serviu: ele lançou uma segunda faixa falando explicitamente sobre o casal.


41. Britney Spears - If U Seek Amy

A faixa "If U Seek Amy", do álbum "Circus" de Britney Spears, causou polêmica logo após virar música de trabalho por ter um nome de duplo sentido. O título da música poderia ser interpretado como "F-U-C-K me". A controvérsia causou o lançamento de uma segunda versão da faixa para as rádios, chamada "If U See Me". O próprio videoclipe da música brinca com a "obscenidade" do título, com a encenação de um telejornal no início e no fim.