TOP 100 CLIPES 2009

Os melhores e mais importantes videoclipes do ano.

80 - 61
:


80. NX Zero - Daqui Pra Frente

No início de 2009, a banda NX Zero sofreu uma acusação de plágio referente a "Daqui Pra Frente", faixa do álbum "Agora", que ganhou até campanha dos fãs para virar single. A banda americana Taking Back Sunday acusou o grupo brasileiro de copiar a melodia de sua música "MakeDamnSure". O NX Zero disse que tudo não passou de "coincidência". O fim do clipe da música passa a ideia de que haverá uma continuidade.



79. Kings Of Leon - Sex On Fire

"Sex On Fire" foi o primeiro single de "Only By The Night", quarto álbum de estúdio do Kings Of Leon. Com esta canção, eles conseguiram se tornar, pela primeira vez, número 1 em diferentes países. Nos EUA, foi número 1 na parada de rock moderno. Também ganhou o Grammy de melhor performance vocal de rock e, em setembro de 2009, tornou-se o single com o segundo maior número de downloads digitais no Reino Unido.



78. Keane - Perfect Symmetry

O terceiro álbum do Keane "Perfect Symmetry", apresenta uma ruptura no padrão piano-bateria-vocal do grupo britânico. A faixa-título é uma das poucas que mantém o estilo original da banda. Em 2009, o clipe da música chegou a ficar entre os mais votados do programa nacional TVZ. No fim de 2008, o álbum foi eleito o melhor do ano numa pesquisa da Q Magazine. "Perfect Symmetry" foi eleita a melhor música.



77. U2 - Get On Your Boots

Em outubro, o U2 fez um show com transmissão para 19 países, através do Youtube. Mais de um milhão de pessoas assistiram em tempo real a apresentação, que promovia o álbum "No Line On The Horizon". Segundo o guitarrista The Edge, o vídeo do primeiro single, "Get On Your Boots", é sobre deixar as mulheres tomarem o poder, pois "os homens ferraram com tudo, política, econômica e socialmente".


76. Empire Of The Sun - Walking On A Dream

O Empire Of The Sun chegou às paradas logo com seu primeiro single "Walking On A Dream", faixa-título do álbum de estreia; e ganhou atenção da mídia por ter sido o quarto lugar na pesquisa Sound of 2009, da BBC. Na premiação ARIA Music Awards of 2009, a dupla australiana foi a campeã de indicações, com um total de onze. Venceu sete, incluindo "álbum do ano", "single do ano" e "melhor clipe", por "Walking On A Dream".



75. Coldplay - Lovers In Japan

Entre os videoclipes do álbum "Viva La Vida or Death and All His Friends" do Coldplay, "Lovers In Japan" foi um dos mais exibidos no Brasil. Um momento marcante do vídeo é quando, durante o refrão, a câmera gira, combinando com a letra da música. O clipe termina com uma chuva de papéis coloridos em forma de borboleta, da mesma forma que acontece nas apresentações ao vivo da banda, durante esta música.




Carolina Liar é uma banda de rock americana. Seu álbum de estreia "Coming To Terms", de 2008, foi produzido pelo famoso produtor sueco Max Martin, o mesmo que já trabalhou com Celine Dion, Bon Jovi, Britney Spears, Pink, Simple Plan, Kelly Clarkson, Adam Lambert, Kesha, e vários outros. O single "Show Me What I'm Looking For", lançado em março de 2009, tornou-se conhecido por virar trilha sonora de diferentes comerciais.



74. João Bosco & Vinícius - Chora, Me Liga

O sertanejo foi um dos estilos de maior destaque no Brasil, em 2009. O gênero dominou as rádios e redes de TV. O Canal Multishow, inclusive, dedicou um horário específico, aos domingos, para se exibir somente clipes sertanejos. E dentre as várias músicas sertanejas de sucesso no ano, uma tornou-se a segunda mais executada nas rádios brasileiras. Ela chama-se "Chora, Me Liga" da dupla João Bosco & Vinícius.



73. Victor & Leo - Estrela Cadente

Em 2009, a dupla Victor & Leo se consagrou de vez. Durante a maior parte dos meses, ficaram em primeiro lugar na lista Termômetro Pop do Top Music Brasil, como os artistas mais populares no Brasil; venceram o Prêmio Top Music Brasil 2008 na categoria "Melhor Dupla ou Grupo Nacional"; foram indicados ao Grammy Latino; e tornaram-se os músicos que mais lucram com direitos autorais no país.



72. Chris Brown - Crawl

No dia 8 de fevereiro de 2009, Chris Brown se envolveu em um caso que foi notícia durante o ano inteiro. Ele bateu em Rihanna, sua namorada na época, fato que a levou ao hospital, e o condenou a trabalhos comunitários. O jovem tentou retomar a carreira, lançando o CD "Graffiti" no fim do ano. Mas a maioria das rádios nos EUA se recusaram a tocar suas músicas. No Brasil não houve boicote e o clipe "Crawl" aparece entre os melhores.



71. Rihanna - Russian Roulette

Depois da agressão que sofreu de Chris Brown, Rihanna lançou um álbum novo no fim do ano, quase ao mesmo tempo em que o ex-namorado. A cantora revelou que a faixa "Cold Case Love" ("Frio Caso de Amor", em português) fala sobre sua relação com Chris Brown. Na primeira semana, nos EUA, o disco vendeu 181 mil cópias, superando o trabalho anterior. O primeiro single tem o nome de "Russian Roulette".



70. Jay-Z Feat. Rihanna & Kanye West - Run This Town

Para a faixa "Run This Town" do álbum "The Blueprint 3", lançado em 2009, Jay-Z contou com a participação de Rihanna & Kanye West. A música chegou ao número 2 da Billboard Hot 100 (EUA). Foi a primeira música do rapper a tornar-se Top 5 na parada, desde "Show Me What You Got", de 2006. Já no Reino Unido, a faixa foi número 1. Também ganhou dois Grammys, por melhor música de rap e melhor colaboração de rap.



69. Beyoncé - Diva

"Diva" foi o terceiro single do bem-sucedido álbum "I Am... Sasha Fierce", de Beyoncé. O conceito do clipe é parecido com o de "Single Ladies", a música de trabalho anterior, já que o vídeo é em preto e branco, e apresenta a esposa de Jay-Z dançando com as mesmas dançarinas. A música foi número 1 na parada Hot Dance Club Play, e número 3 na Hot R&B/Hip-Hop Songs, ambas da Billboard.



68. T.I. Feat. Justin Timberlake - Dead And Gone

"Dead And Gone", música do rapper T.I. com participação do cantor Justin Timberlake, foi o quarto e último single do álbum "Paper Trail". A música entrou na parada Hot 100 da Billboard antes de seu lançamento oficial, chegando mais tarde ao número 2. Já nas paradas Pop, Rap, e R&B/Hip Hop, foi número 1. A faixa também recebeu duas indicações ao Grammy. O clipe começa com uma passagem bíblica.




67. O Rappa - Súplica Cearense

"Súplica Cearense" é uma canção do sambista baiano Waldeck Artur de Macedo, o Gordurinha. A música é conhecida pela gravação de Luiz Gonzaga e fala da vida de um lavrador cearense, da seca no Nordeste e da forte devoção católica do nordestino. Em 2008, o grupo O Rappa regravou a música para o álbum "7 Vezes". Em 2009, a faixa virou música de trabalho e ganhou um videoclipe em animação.




A cantora Ana Cañas é uma das grandes e recentes revelações da MPB. Lançou o primeiro CD em 2007, fez sucesso na internet, e participou de edições do programa Som Brasil, da Rede Globo. Com o mais recente CD "Hein?", lançado em 2009, teve a faixa "Esconderijo" incluída na trilha da novela das oito "Viver A Vida". O clipe da música ganhou lugar garantido na programação dos canais de música.


66. McFly - Falling In Love

"Radio:ACTIVE" é o quarto álbum de estúdio do McFly, grupo britânico que conquistou uma verdadeira legião de fãs no Brasil. O sucesso é tanto que a banda já veio fazer shows no país duas vezes em apenas oito meses, sendo a última em maio de 2009. O CD "Radio:ACTIVE" recebeu disco de platina no país, pela venda de mais de 60 mil cópias. O clipe da faixa "Falling In Love" apresenta trechos do DVD "Radio:ACTIVE Live at Wembley".



65. Tokio Hotel - Automatic

Falando em grupos internacionais que conquistaram uma legião de fãs no Brasil, a banda alemã Tokio Hotel é mais uma que dominou em 2009. Do terceiro álbum de estúdio "Humanoid", veio o single "Automatisch", ou "Automatic", na versão em inglês. Por meses consecutivos, foi praticamente impossível assistir um programa de clipes mais pedidos pelo público e não se deparar com o vídeo futurista desta música.



64. Kelly Clarkson - My Life Would Suck Without You

Kelly Clarkson é o principal exemplo de que o American Idol pode gerar grandes e duradouros nomes para o mundo da música. Em 2009, a cantora lançou seu quarto álbum: "All I Ever Wanted". O primeiro single "My Life Would Suck Without You" foi seu segundo número 1 nos EUA e no Canadá, desde "A Moment Like This", de 2002. Foi também o primeiro de um "American Idol" a alcançar o topo da parada americana sem estar atrelado ao programa.




63. Akon - Right Now (Na Na Na)

O cantor Akon é um dos artistas mais populares atualmente no Brasil e no mundo, produzindo hit após hit, desde 2005. Com o álbum "Freedom", lançado no fim de 2008, não foi diferente. O primeiro single "Right Now (Na Na Na)" foi número 8 na parada Hot 100 dos EUA, e número 1 na do Brasil durante duas semanas. No clipe, a música começa um minuto após o início do vídeo que tem cinco minutos de duração.



62. David Guetta Feat. Akon - Sexy Chick

Uma das provas da imensa popularidade de Akon é ele ser provavelmente o campeão de colaborações com outros artistas nos últimos anos. Em "Sexy Bitch", ou "Sexy Chick", a versão clean, ele é o convidado de David Guetta. Em 2009, o famoso DJ e produtor francês lançou "One Love", seu quarto álbum de estúdio, do qual "Sexy Chick" foi o segundo single. A faixa foi número 1 ou 2 em diversos países do mundo.



61. Jamie Foxx Feat. T-Pain - Blame It

O single "Blame It" do cantor e ator Jamie Foxx, ficou no topo da parada R&B/Hip-Hop dos EUA por 14 semanas consecutivas, e vendeu mais de oito milhões de downloads. O vídeo da música, dirigido por Hype Williams, tem as participações ilustres dos atores Jake Gyllenhaal, Forest Whitaker, Ron Howard, e Samuel L. Jackson. O clipe ficou no primeiro lugar do ranking Top 100 Videos of 2009 da BET (Black Entertainment Television).