TOP 100 CLIPES 2009

Os melhores e mais importantes videoclipes do ano.

20 - 1:


20. The Killers - Human

Em novembro de 2008, a banda americana The Killers lançou "Day & Age", seu quarto álbum. No mês seguinte, a Rolling Stone nomeou a capa do CD como a melhor do ano, e os leitores da revista elegeram "Day & Age" como o "Álbum do Ano". O disco foi número 6 na Billboard 200 e número 1 na UK Albums Chart. Também chegou ao Top 10 de outros 14 países. No Brasil, onde a banda se apresentou em 2009, o álbum vendeu mais de 20 mil cópias. A faixa "Human", o primeiro single do CD, foi eleita a melhor música de 2008 pelos leitores da Rolling Stone. Em 2009, ficou no número 77 da lista "100 melhores músicas de todos os tempos" da rádio britânica XFM. Já na Absolute Radio, ganhou o número 25 no ranking das melhores músicas da década.


19. The Pussycat Dolls - Hush Hush; Hush Hush

Entre o fim de 2009 e o começo de 2010, foi confirmada a saída de três integrantes do Pussycat Dolls. Duas delas saíram por estarem insatisfeitas com o grande destaque que vinha sendo dado à cantora Nicole Scherzinger, líder do grupo. O último vídeo gravado com as cinco integrantes foi o da canção "Hush Hush". Originalmente a música foi lançada no CD "Doll Domination" como uma balada. Para as edições posteriores do disco, a faixa foi remixada e ganhou samples do clássico da disco music "I Will Survive". Estava pronta a receita do sucesso! Rebatizada como "Hush Hush; Hush Hush", a música alcançou o Top 10 de diversos países, incluindo o Brasil, onde chegou ao número 2 entre as mais tocadas.


18. David Guetta Feat. Kelly Rowland - When Love Takes Over

Em 2009, o DJ e produtor francês David Guetta lançou seu quarto álbum de estúdio - "One Love". O disco apresenta diversas parcerias. Em "When Love Takes Over", o primeiro single, a colaboração é de Kelly Rowland, a famosa ex-Destiny's Child. A faixa tornou-se um dos maiores hits do ano em todo o mundo. Foi número 1 em dez países e entrou no Top 10 de mais de vinte. Também foi uma das indicadas na categoria "melhor música" do Europe Music Awards, da MTV. Lançado em maio, o videoclipe foi dirigido por Jonas Akerlund. Com este álbum e single, David Guetta conseguiu três indicações ao Grammy 2010, levando para casa o prêmio pelo remix que fez para a sua própria música.


17. Lady Gaga Feat. Colby O' Donis - Just Dance

Lançado em 2008, "Just Dance" é o single de estreia de Lady Gaga. Foi apenas o primeiro de uma série de seis singles número 1 da cantora nos Estados Unidos, em menos de dois anos. Após cinco meses na Billboard Hot 100, a música alcançou o topo da parada em janeiro de 2009. Também foi número 1 em vários outros territórios, como Canadá, Reino Unido, Austrália, e Brasil. A canção foi composta por Gaga, RedOne, e Akon, quem "descobriu" a cantora e a lançou no mundo da música. Em apenas uma semana, a faixa vendeu 419 mil downloads, tornando-se depois a segunda canção digital mais vendida de todos os tempos. No Grammy 2009, foi indicada na categoria "melhor gravação dance".


16. Madonna - Celebration

Em setembro de 2009, foi lançada "Celebration", a terceira coletânea de hits da carreira de Madonna. O álbum marca o fim da parceria da cantora com a Warner, sua gravadora desde 1982. O disco foi número 1 em mais de 10 países, e chegou ao Top 10 em mais de vinte e cinco. Com este trabalho, Madonna se igualou a Elvis Presley, como a artista solo a ter mais álbuns número 1 no Reino Unido. A faixa-título, lançada como primeiro single, é uma das três músicas inéditas do CD. Tornou-se a quadragésima música número 1 de Madonna na parada dance da Billboard. O videoclipe, dirigido por Jonas Akerlund, apresenta fãs da rainha do pop e o modelo brasileiro Jesus Lus, seu namorado, atuando como DJ.


15. Britney Spears - Circus

O sexto álbum de estúdio de Britney Spears, "Circus", foi lançado no fim de 2008 e estreou direto no primeiro lugar da Billboard 200, transformando a princesa do pop na mais jovem artista feminina da história a ter cinco discos que estreassem no primeiro lugar. O feito também garantiu à Britney um espaço no Guinness Book. "Circus" também foi Top 10 em mais de 20 países. A faixa-título, lançada como segundo single, foi número 3 na Billboard Hot 100, e tornou-se o décimo single digital mais vendido de 2009. A letra da música fala sobre as habilidades de Britney Spears para entreter o público. O videoclipe, dirigido por Francis Lawrence, foi indicado ao VMA 2009 e ganhou o prêmio de melhor clipe do ano na Fuse TV.


14. Jason Mraz - I'm Yours

"I'm Yours" é o primeiro single do álbum "We Sing. We Dance. We Steal Things.", do cantor americano Jason Mraz. O disco foi sucesso nas paradas do mundo tudo, alcançando o Top 10 em mais de dez países. Com um total de 76 semanas na Billboard Hot 100, a faixa "I'm Yours" detém o recorde de maior número de semanas na parada. No Grammy 2009, foi indicada na categoria "Canção do Ano". Desde que foi lançado em 2008, o videoclipe já contabilizou mais de 50 milhões de acessos no Youtube. Com mais de 5 milhões de downloads, a faixa também é o terceiro single digital mais vendido da história nos EUA. E com mais de 15 mil execuções, a música fechou 2009 como a oitava mais tocada nas rádios brasileiras durante o ano, de acordo com dados da empresa Crowley.


13. Kings Of Leon - Use Somebody

A canção "Use Somebody" marcou a passagem do Kings Of Leon, antes uma banda restrita ao cenário do rock alternativo, para o circuito pop e mainstream. Lançada como segundo single do álbum "Only By The Night", a faixa foi Top 10 em mais de dez países. Nos EUA, foi número 1 em três paradas da Billboard, incluindo a Pop Songs. No Brasil, ela foi incluída na trilha da novela Caminho das Índias. Em dezembro de 2009, foi anunciada a indicação da música ao Grammy 2010, nas categorias "Canção do Ano", "Gravação do Ano", "Melhor Performance Rock por um Grupo com Vocal", e "Melhor Canção de Rock", vencendo nada mais nada menos que as três últimas. "Use Somebody" também garantiu o número 32 no ranking das 100 principais músicas da década no Reino Unido.



No dia primeiro de novembro de 2009, um domingo, o público brasileiro acordou com um susto. O vocalista do Capital Inicial, Dinho Ouro Preto, tinha sofrido um acidente durante um show em Minas Gerais. O cantor caiu de uma passarela de três metros anexa ao palco, e sofreu traumatismo craniano. A apresentação fazia parte da turnê do disco "Multishow Ao Vivo", lançado em 2008. Deste projeto, a faixa "Fogo" se destacou em 2009. A gravação original é de 1988. Com o álbum "Acústico MTV", de 2000, a canção tornou-se um hit pela segunda vez, sendo o sexto single do disco. Em 2009, "Fogo" foi escolhida novamente para ser música de trabalho do grupo, tornando-se um hit radiofônico pela terceira vez. Estaríamos falando de um recorde?


12. Skank - Sutilmente

O grupo Skank tem tradição em videoclipes, já tendo vencido a categoria de melhor clipe do ano no VMB várias vezes. Em 2009, a tradição continuou: o vídeo de "Sutilmente" ganhou como melhor do ano na premiação da MTV Brasil. A música tornou-se o segundo single do álbum "Estandarte", após uma enquete realizada no site oficial da banda. Lançada em junho de 2009, a canção virou um dos maiores hits do ano, sendo inclusive uma das três concorrentes na categoria "Melhor Música" do Troféu Imprensa 2010, realizado no fim de março. O grupo também foi indicado na categoria "Melhor Conjunto Musical", na qual consagrou-se vencedor, empatado com o NX Zero. "Estandarte" foi nomeado pela Rolling Stone como um dos 25 melhores CDs nacionais lançados em 2008.


11. Taylor Swift - You Belong With Me

O sucesso de Taylor Swift no ano de 2009 pode ser definido em números e prêmios. Seu CD "Fearless" tornou-se o primeiro álbum a vender 1 milhão de cópias em 2009, e posteriormente consagrou-se como o mais vendido do ano. O single, "You Belong With Me", é o hit da cantora de melhor performance nas paradas, chegando ao topo da Billboard. O clipe venceu a categoria "Melhor Vídeo Feminino" no VMA 2009, causando a "ira" de Kanye West (confira o número 85 deste ranking), e tornando Taylor Swift a primeira artista country a ser premiada no evento da MTV. A jovem de 20 anos foi eleita "Artista do Ano" pela Billboard e pelo American Music Awards. Em fevereiro de 2010, "Fearless" foi premiado como "Álbum do Ano" no Grammy. O disco já contabiliza mais de oito milhões de cópias vendidas em todo o mundo.


10. Lady Gaga - Bad Romance

Após o grande sucesso de "The Fame", Lady Gaga lançou em novembro de 2009 seu segundo álbum - "The Fame Monster". A faixa escolhida como primeiro single foi "Bad Romance", número 2 na Billboard Hot 100 e número 1 em mais de quinze países. Ao todo, a música alcançou o Top 10 de mais de vinte e cinco países, incluindo o Brasil. A Rolling Stone classificou a canção no décimo lugar de suas "25 Melhores Músicas de 2009". Sobre a experiência de trabalhar com Francis Lawrence, diretor do videoclipe, Gaga declarou: "Eu queria alguém com um imenso conhecimento de como se fazer um vídeo pop." A coreografia do clipe tornou-se bastante comparada à do clássico "Thriller", de Michael Jackson. Em 2010 (abril), o clipe atingiu a marca de mais de 170 milhões de acessos no Youtube, tornando-se o vídeo mais assistido no site.


9. A.R. Rahman & The Pussycat Dolls - Jai Ho! (You Are My Destiny)

"Que você seja vitorioso"! Este é o significado de "Jai Ho", canção, originalmente, composta e gravada pelo músico indiano A.R. Rahman para a produção cinematográfica de 2008 "Slumdog Millionaire" ("Quem Quer Ser Um Milionário?"), vencedor do Oscar de melhor filme. A música ganhou o Oscar de "Melhor Canção Original", em 2009, e o Grammy de "Melhor Canção Escrita para um Filme", em 2010. No fim de fevereiro de 2009, foi lançada uma nova versão da música, intitulada "Jai Ho! (You Are My Destiny)", com a participação do grupo The Pussycat Dolls. A faixa chegou ao Top 10 em mais de quinze países, incluindo o Brasil. Na parada européia de singles, foi número 2. No videoclipe, o diretor Thomas Kloss recriou a última cena de "Slumdog Millionaire". O clipe foi indicado ao VMA 2009 na categoria "Melhor Coreografia".


8. Britney Spears - Womanizer

A música "Womanizer", de Britney Spears, foi lançada em 2008, como o primeiro single do álbum "Circus", e foi considerada como um "retorno à forma" pela crítica. No videoclipe, a cantora fez questão de mostrar que a música marcava também um retorno à forma física, aparecendo nua em várias cenas. Com direção de Joseph Kahn, o clipe foi idealizado como uma sequência de "Toxic", de 2004. "Womanizer" atingiu o primeiro lugar na parada de singles da Europa, e chegou ao Top 10 de mais de vinte países em todo o mundo. Nos EUA, foi sua primeira música a atingir o número 1, desde "Baby One More Time", o primeiro single da cantora, que foi sucesso dez anos antes. Em 2010, a faixa concorreu ao Grammy na categoria "Melhor Gravação Dance", e Britney recebeu o oitavo lugar na lista da Billboard dos "Artistas da Década".



Em 2009, a dance music nacional ganhou um destaque especial no cenário musical brasileiro com o sucesso do DJ/produtor Filipe Guerra e da cantora Lorena Simpson. Após o lançamento do hit "Can't Stop Loving You", em 2008, a dupla lançou, no ano passado, o single "Brand New Day", que tornou-se um sucesso ainda maior, permanecendo durante meses consecutivos no primeiro lugar da rádio Energia 97 FM, a principal em dance music no país. Na votação dos melhores do ano da web rádio Ômega Hitz, a faixa ganhou cinco prêmios, incluindo "Melhor Produção Nacional". Filipe Guerra e Lorena Simpson ficaram entre os dez artistas com maior número de indicações ao Prêmio Top Music Brasil 2009, com seis indicações cada um. A produção "Brand New Day" foi a mais votada pelo público na categoria "Melhor Música Dance Nacional".


7. NX Zero - Cartas Pra Você

Em 2009, foi divulgado o resultado do Prêmio Top Music Brasil 2008, em que o grupo NX Zero venceu na categoria "Top Artista Nacional". Esta categoria especial apresenta o artista nacional de melhor performance na lista Termômetro Pop do Top Music Brasil, ou seja, o artista nacional mais popular no Brasil durante o ano. E em 2009, a popularidade do NX Zero continuou em alta no país. Antes do lançamento do CD "Sete Chaves", eles ainda lançaram um último single do álbum "Agora", chamado "Cartas Pra Você". A música chegou ao número 3 do Hot 100 Brasil e ganhou o prêmio de "Hit do Ano" no VMB 2009, da MTV. O clipe, lançado em maio, foi dirigido por Paulo Caruso, e apresenta a banda tocando em um estúdio em chamas. O vídeo foi um dos mais executados do ano nas emissoras de TV especializadas.


6. Pitty - Me Adora

A faixa "Me Adora" foi lançada em julho como primeiro single do álbum "Chiaroscuro", da cantora Pitty. Apesar de ter um palavrão no refrão, não foi censurada e, pelo contrário, foi muito tocada em todo o país. O sucesso da música foi tão grande que chegou a ganhar regravações em forró e sertanejo. "Se isso é indicativo de que a música bombou além das esferas premeditadas, acho lisonjeiro", declarou Pitty. O videoclipe, dirigido por Ricardo Spencer, atingiu a marca de 1 milhão de acessos na internet em tempo recorde. Além disso, em agosto, "Me Adora" foi o vídeo mais mais comentado, melhor avaliado e mais visto nos canais de música do Youtube. Pitty ficou entre os artistas com maior número de indicações ao Prêmio Top Music Brasil 2009, com um total de sete. A canção foi eleita a "Melhor Música Nacional" de 2009 na premiação.


5. The Black Eyed Peas - Boom Boom Pow

"Boom Boom Pow" é o primeiro single do quinto álbum de estúdio do Black Eyed Peas, "The E.N.D.". A faixa vendeu mais de 4.295.000 downloads digitais nos EUA, tornando-se o maior sucesso comercial do grupo na época. No Grammy 2010, concorreu na categoria "Melhor Gravação Dance" e venceu na categoria "Melhor Vídeo". O premiado clipe, dirigido por Mathew Cullen e Mark Cudsi, se passa no ano de 3008 e retrata a vida num mundo digital. "Boom Boom Pow" alcançou o Top 10 de mais de vinte países. Na Billboard, foi número 7 entre as 100 principais músicas da década, e classificada a música número 1 de 2009. Além de ser o primeiro single número 1 do grupo nos EUA, tornou-se a segunda música a ficar mais tempo no topo da Billboard Hot 100, em 2009, só perdendo para... Bem, isso a gente conta daqui a pouco.


4. Beyoncé - Halo

Em 2009, a música mais tocada nas rádios brasileiras não foi nacional. Com mais de 24 mil execuções, a canção "Halo", de Beyoncé, foi a número 1 entre as mais tocadas do ano, de acordo com dados da Crowley. A faixa faz parte do álbum "I Am... Sasha Fierce", que fechou 2009 como o terceiro CD mais vendido do ano no país. Em fevereiro de 2010, Beyoncé veio ao Brasil e apresentou-se para a maior platéia de sua carreira: 60 mil pessoas, em São Paulo. Composta e produzida por Ryan Tedder, do One Republic, "Halo" fez parte de uma polêmica envolvendo uma música de Kelly Clarkson (confira o número 87 deste ranking). Independente disso, a canção ganhou os prêmios de "Melhor Música", no EMA 2009, e "Melhor Performance Vocal Pop Feminina", no Grammy 2010. O clipe foi dirigido por Philip Andelman.


3. The Black Eyed Peas - I Gotta Feeling

"Boom Boom Pow", do Black Eyed Peas, é a segunda música a ficar mais tempo no topo da Billboard Hot 100, em 2009, só perdendo para "I Gotta Feeling", o segundo single do álbum "The E.N.D.". Passando 14 semanas consecutivas na parada, "I Gotta Feeling" tornou-se o maior sucesso da carreira do Black Eyed Peas, chegando ao topo de mais de 25 paradas ao redor do mundo. A faixa produzida pelo top DJ/produtor francês David Guetta é a número 1 em downloads na história do iTunes. Nos EUA, a canção ganhou o número 5 entre os principais singles da década. Na Austrália, foi anunciada como a terceira música de maior sucesso da década, e a de maior sucesso em 2009. Em 2010, a canção ganhou o Grammy de "Melhor Performance Pop por um Grupo" e foi eleita "Melhor Música Internacional" no Prêmio Top Music Brasil 2009. A direção do vídeo ficou a cargo de Mikey Mee.


2. Lady Gaga - Poker Face

Não é comum em uma premiação que um artista novo, indicado na categoria "Revelação" também seja indicado na categoria "Melhor Artista". Ser indicado nas duas categorias e ainda vencer em ambas, é menos comum ainda! Mas foi o que aconteceu com Lady Gaga no Prêmio Top Music Brasil 2009, sendo eleita a "Melhor Artista Internacional" do ano. A MTV americana elegeu a mais nova diva da música como a "Mulher do Ano" e escreveu em seu site: "Não teve ninguém que nos desafiou, provocou, entreteu e, bem, excitou mais durante esses 12 meses do que ela". Seu segundo hit mundial "Poker Face" foi número 1 em mais de quinze países. Ficou em número 2 entre os principais singles de 2009 nos EUA, e número 1 no Reino Unido. No Grammy 2010, ganhou o prêmio de "Melhor Gravação Dance". O videoclipe, dirigido por Ray Kay, foi indicado a quatro categorias do VMA, e venceu na categoria "revelação". No MuchMusic Awards, venceu como "Melhor Vídeo Internacional". No Brit Awards 2010, Lady Gaga consagrou-se como a grande vencedora, com três prêmios.


1. Beyoncé - Single Ladies (Put A Ring On It)

O clipe mais parodiado do ano. A coreografia mais imitada. O vídeo mais premiado do ano. Estamos falando do hit "Single Ladies", de Beyoncé - a cantora internacional de maior sucesso em vendas e execuções em rádios no Brasil em 2009, e principal vencedora do Grammy 2010, ao lado de Taylor Swift. A canção foi lançada em outubro de 2008, como o segundo single do álbum "I Am... Sasha Fierce", e foi número 1 nos EUA. Ganhou o primeiro lugar na lista dos "100 Melhores Singles de 2008", da Rolling Stone, e ganhou prêmios de "melhor música" nos seguintes eventos: FUSE TV, Kids' Choice Awards, Soul Train Awards e Grammy Awards. Ao lado de Lady Gaga, Beyoncé foi a campeã de indicações ao VMA 2009, da MTV, vencendo três categorias: "vídeo do ano", "coreografia", e "edição". O clipe, dirigido por Jake Nava, também foi eleito o "melhor do ano" nas seguintes premiações: BET Awards, MOBO Awards, e MTV Europe Music Awards. Precisa dizer mais alguma coisa? O primeiro lugar entre os melhores e mais importantes clipes do ano no Top Music Brasil é de "Single Ladies", da Beyoncé. Ok, Kanye West?