Destrinchando o melhor álbum nacional de 2008


por Ubiratan Ferreira


Há um ano, quando o Top Music Brasil ainda era apenas um blog, eu mesmo, Ubiratan Ferreira, jornalista e administrador do site, publicava uma matéria sobre o até então recém-lançado álbum do cantor carioca Gustavo Lins, “Vida Real”, e nem imaginava que um ano depois estaria entregando a ele o Prêmio Top Music Brasil de “Melhor Álbum Nacional”, de 2008. Não imaginava nem que no ano de 2009 o CD seria eleito como o melhor do ano, numa eleição do Top Music Brasil que envolveu o voto popular, entre 10 álbuns indicados, e posteriormente o voto de um júri formado por profissionais do meio musical, entre os 3 álbuns mais votados pelo público, que no fim das contas acabou consagrando o quinto álbum da carreira do jovem Gustavo Lins.


Mas duas coisas eu já imaginava e sabia. Imaginava que o álbum estaria indicado entre os 10 melhores do ano para concorrer ao prêmio e sabia que o álbum era muito bom. Mas o melhor do ano? Por que “Vida Real” foi eleito o melhor álbum do ano? Bem, a minha missão a partir de agora neste texto é justamente esta: destrinchar o álbum “Vida Real”, de Gustavo Lins, por completo, e explicar o porquê dele ter ganhado o Prêmio Top Music Brasil 2008 na categoria “Melhor Álbum Nacional”.


“Vida Real”, lançado pela Deckdisc, foi produzido por Leandro Sapucahy – o mesmo que já produziu álbuns de Maria Rita e Arlindo Cruz – e apresenta um Gustavo Lins mais maduro como intérprete e compositor. Para quem não sabe, Gustavo Lins lançou seu primeiro álbum com apenas 16 anos de idade e alcançou um sucesso instantâneo. Seu dom para compor surgiu por volta dos 13 anos. Na época do lançamento de “Vida Real”, em meados de setembro de 2008, Gustavo Lins tinha 22 anos e já colecionava mais de 100 sucessos gravados por ele e outros grandes nomes da música nacional. Alguns compositores passam a vida inteira para conseguir alcançar essa marca e outros morrem sem conseguir... Das 14 faixas de “Vida Real”, 11 são composições do próprio Gustavo Lins, e isso por si só também já o torna mais merecedor de ganhar um prêmio de melhor álbum do que outros intérpretes.


Mas o que é necessário para um álbum ser eleito o melhor do ano? O melhor álbum do ano não é o que tem dois ou três grandes hits. Isso é fácil! O melhor álbum do ano é o que tem várias músicas com grande potencial para tornarem-se hits! Em “Vida Real” nada menos que todas as músicas são grandes hits em potencial. É daqueles álbuns que devem dar bastante trabalho à gravadora para decidir quais devem ser as músicas de trabalho. “Vida Real” apresenta um desfile de lindas canções, músicas bem produzidas, letras inspiradas e melodias marcantes. É um álbum para se ouvir por inteiro e, consequentemente, é um álbum que merece ser comprado. Esse que é o grande desafio de um artista ao fazer um álbum: produzir um trabalho bom do início ao fim, digno de ser comprado, e não um trabalho com meia dúzia (ou menos) de músicas boas para serem tocadas nas rádios e meia dúzia (ou mais) de músicas para “encher lingüiça”. E é por isso que os mais de 10 mil votos computados durante o período de votação popular do Prêmio Top Music Brasil colocaram o álbum de Gustavo Lins entre os finalistas e é por isso que, em seguida, o júri do site confirmou o mesmo CD como o melhor do ano.


Então, vamos analisar agora cada uma das faixas de “Vida Real”, o melhor álbum nacional de 2008:


1 – Flash Back

Composta por Gustavo Lins e Neném Chamma, trata-se de uma música animada que se aproxima mais do samba tradicional, mas sem perder todo o romantismo característico de Gustavo Lins, que aqui aborda a recaída de um amor mal resolvido. Melodia e letra bonitas e marcantes. Poderia ser música de trabalho e caiu bem como abertura do álbum, mas é só o começo...


2 – Sol E Luar

Nesta linda faixa o parceiro de Gustavo é o consagrado compositor Carlos Colla, que tem o dom de fazer músicas que explodem como hits nas rádios. E com esta música não é diferente. “Sol E Luar” é um sucesso pronto! Acabou não sendo música de trabalho deste álbum, mas se fosse, seria mais um hit para a coleção dos dois compositores!


3 – Essa Noite

É a primeira música mais calma do álbum. O romantismo impera nesta faixa, em que o artista celebra a felicidade de viver um grande amor. O refrão “Ah, esse nosso amor é bom demais, é chuva de suor no céu, orgasmo nas estrelas” representa bem o clima de felicidade e romantismo da canção, com o qual praticamente todo indivíduo neste mundo pode se identificar.


4 – Liberdade

Esta composição de Gustavo com Jerominho Fernandes foi a primeira música de trabalho do disco. E a escolha não poderia ter sido melhor... Até hoje é a minha faixa favorita. Belíssima melodia, interpretação perfeita, arranjo excelente e letra inspirada, como podemos perceber no final do refrão que diz: “Você veio pra me libertar da prisão que é não ter um alguém pra se amar.”


5 – Dei Mole

O ritmo acelerado e a animação retornam ao álbum aqui. Mas uma música que flerta com o samba mais tradicional. Uma faixa contagiante e com ótima interpretação do jovem cantor.


6 – Vida Real

Confesso que a faixa-título, composta por Gustavo Lins com seu parceiro Umberto Tavares, inicialmente, não era uma das minhas favoritas do álbum. Se dependesse de mim, nem teria virado single. Mas tornou-se a segunda música de trabalho, e para surpresa minha e de outras pessoas, também tornou-se a música mais tocada deste álbum. Com o tempo, fui aprendendo cada vez mais a ver o valor da música que não via antes. É uma bela canção, como todas deste CD. A interpretação de Gustavo, mais uma vez, chama a atenção aqui.


7 – Garotos II – O Outro Lado

Esta regravação do sucesso de Leoni é a única faixa que destoa um pouco do resto do álbum. A única que não me agrada tanto... Talvez o estilo de samba e pagode não seja o que mais combine com a canção. É uma das três regravações do álbum e, de qualquer forma, é também uma das faixas que conquistaram execuções nas rádios brasileiras.


8 – Passou

Uma composição de Arnaldo Saccomani, Thais Nascimento e Gustavo Lins. Belíssima! Além de uma ótima letra e melodia, a faixa ainda conta com um lindo arranjo do maestro Jota Moraes.


9 – Tanto Amor Para Dar

A segunda regravação do CD. Nesta excelente faixa, Gustavo Lins tem a honra de regravar uma música de Arlindo Cruz, Délcio Luiz e Marquinhos PQD, que já havia sido gravada pelo Pique Novo. Uma das minhas favoritas do álbum!


10 – O Grande Amor Da Minha Vida

Outro ponto alto do CD! É a faixa favorita de Gustavo Lins e foi o terceiro single. Para mim também está entre as melhores. Uma das músicas mais calmas e românticas do disco.


11 – Me Deixa

A calma e o romantismo continuam aqui. Lindo refrão! Mais uma em que Gustavo Lins demonstra seu amadurecimento como compositor. Também poderia ter virado um ótimo single.


12 – Menina Mulher

A terceira e última regravação do álbum e a minha preferida, entre elas. Impressionante como este grande sucesso do grupo Beijo Na Boca caiu bem na voz e interpretação de Gustavo Lins. Desde a primeira vez que ouvi, achei que deveria ser música de trabalho e, de fato, acabou se tornando! Pode ser ouvida atualmente nas rádios, principalmente as cariocas.


13 – Eu Entendo

A última faixa lenta do CD. Muito bonita e romântica. Também está entre as favoritas do Gustavo Lins. Poderia ter virado single também? Acho que nem preciso responder...


14 – Salve O Nosso Amor

Para terminar o disco em alto astral vem esta faixa mais acelerada que a anterior, mantendo o romantismo tradicional de Gustavo Lins. Esta música, que também está entre as preferidas do músico, fecha o álbum no mesmo grande nível de qualidade e inspiração que encontramos durante todo o trabalho.


O Top Music Brasil, como um site que tem em sua filosofia máxima destacar o que há de mais importante na música, seja pelo sucesso ou pela qualidade, vem sendo cada vez mais reconhecido como um parceiro dos artistas brasileiros e como uma importante vitrine do que há de melhor na música nacional e internacional. O Prêmio Top Music Brasil, é claro, segue o mesmo ideal, com um processo de eleição que combina a preferência popular e a preferência de profissionais do meio musical, onde o principal critério é sempre a qualidade.


Eu, Ubiratan Ferreira, administrador do Top Music Brasil, tenho 30 anos de idade e trabalho ativamente no meio musical há 10 anos. Mas a minha forte ligação com a música já existe há muito mais tempo. Sou jornalista especializado em música, auditor musical, DJ/produtor e compositor. Modéstia à parte, sei reconhecer um verdadeiro talento da música. E Gustavo Lins é um grande talento da música!


O ícone do samba carioca Mauro Diniz, certa vez, descreveu o jovem músico da seguinte forma: "Gustavo Lins preenchia todos os requisitos para ser lançado no mercado! (...) tudo isso multiplicado pelo carisma que aflorava em seu olhar, inerente aos grandes artistas." Desde a primeira vez que eu tive a oportunidade de conhecer Gustavo Lins pessoalmente, pude notar esse carisma especial em seu olhar, do qual fala Mauro Diniz. E naquela época o álbum “Vida Real” ainda não tinha sido lançado. Seu CD mais recente naquele momento era o anterior, intitulado “Impossível Te Esquecer”, em que o rapaz já apresentava um crescimento como intérprete e compositor. Ser eleito como o responsável pelo “Melhor Álbum Nacional” de 2008, com o quinto CD de sua carreira, mostra que Gustavo Lins, ainda em plena juventude, atinge a maturidade dos músicos veteranos e consagrados.


“Vida Real” chama a atenção pela qualidade de produção das faixas e pela boa escolha de arranjos. Em comparação aos álbuns anteriores de Gustavo Lins, “Vida Real” dá um salto incrível neste sentido. A sonoridade das faixas deste trabalho, no geral, tem uma pegada mais forte e uma riqueza maior de instrumentos, tornando as músicas mais cheias e bonitas. Uma antiga música de Gustavo Lins, como “Deixa eu Te Querer”, por exemplo, lançada no segundo álbum do cantor (2004), se tivesse sido lançada em “Vida Real” teria ficado ainda mais bonita, tanto pelo amadurecimento de sua voz e interpretação, quanto pela maior riqueza dos arranjos.


Para os mais preconceituosos é importante ressaltar também que Gustavo Lins é um cantor e compositor de pagode, mas, pelo menos neste álbum vencedor do prêmio que estamos analisando agora, ele fala de amor num estilo popular sem ser brega. Como eu mesmo tive a oportunidade de dizer para ele, enquanto o entrevistava, percebo uma característica pop em suas canções (principalmente as recentes) que as tornam acessíveis até a pessoas que não costumam gostar de samba e pagode, da mesma forma que cantores como Jorge Vercillo e Ana Carolina também agradam a um público que não necessariamente costume ouvir MPB. E em “Vida Real” essa característica pop pode ser percebida em todo o conteúdo das músicas: melodia, letra, arranjo, voz e interpretação. Para quem tenha alguma dúvida disso, é só lembrar que um dos seus grandes ídolos é o Herbert Vianna...


Concluindo, “Vida Real” confirma Gustavo Lins não só como uma das maiores revelações do pagode e do samba dos últimos anos, mas como uma das maiores revelações da música brasileira e um dos melhores compositores do Brasil. É o melhor álbum da carreira de Gustavo Lins. E é mais do que um excelente álbum de pagode ou samba. É um excelente álbum de música brasileira, e, antes de qualquer coisa, é um excelente álbum de música!